Este foi o primeiro encontro reservado entre Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, e o Papa Leão, desde a eleição do Pontífice, em maio deste ano, ocasião em que puderam tratar de temas importantes para a Igreja no Brasil, a realidade da Arquidiocese de Brasília e os desafios do mundo atual. Assista o vídeo gravado com Dom Paulo, no Vaticano, sobre o encontro com o Papa (clique aqui!)
Durante cerca de 40 minutos de conversa, o Cardeal apresentou ao Santo Padre a vida pastoral e os projetos em andamento na Arquidiocese, além de abordar aspectos do contexto eclesial e social do país. “Coloquei as coisas diante dele com verdade, e também senti a verdade do que ele pensa para a Igreja e os encaminhamentos para a vida da Arquidiocese”, afirmou Dom Paulo, em entrevista à Rádio Vaticana/Vatican News.
Dom Paulo destacou ainda a lucidez e a sensibilidade pastoral do Papa Leão XIV, que conhece profundamente a realidade latino-americana graças à experiência anterior como prefeito do Dicastério para os Bispos. “É um homem muito antenado, muito lúcido. Você percebe que ele tem a realidade nas mãos”, destacou.
Durante o encontro, Dom Paulo reforçou o convite para que o Papa visite o Brasil e inclua Brasília em sua viagem apostólica. Ele expressou o desejo de que o Santo Padre conheça de perto a Igreja viva presente na capital federal e se encontre também com as autoridades do país.
“Garanti ao Papa a nossa proximidade, a nossa comunhão e a nossa oração. É dever nosso rezar pelo Papa e sustentarmos o seu ministério com a nossa oração. Deixo uma saudação muito especial a nossa amada Arquidiocese de Brasília, daqui de Roma. Continuem rezando por nós, continuem unidos a nós. Fiquem com Deus”, concluiu o Cardeal.