Na tarde desta quarta-feira (13/09), como acontece tradicionalmente todos os anos, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, encontrou-se com os seminaristas dos três seminários arquidiocesanos: Seminário Propedêutico São José, Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater e Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima.
Começando com a oração da hora média, os seminaristas escutaram a fala do Cardeal refletindo sobre a dimensão missionária da Igreja. Recordando os documentos do magistério, chegando ao pontificado do Papa Francisco, Dom Paulo lembrou aos seminaristas que todos os padres, os seminaristas, mas também, todo o povo de Deus, são chamados a serem, inicialmente discípulos que se encontram com o Senhor para escutar e aprender sobre o relacionamento com Ele e sobre o anúncio do Reino. Em seguida, ainda e sempre, como discípulos, todos os batizados são chamados a serem missionários, ou seja, manifestarem ao mundo o amor da Trindade e o caminho para o Reino de Deus.
O Arcebispo manifestou a alegria e a esperança da Igreja de Brasília na existência dos seminários, abrindo espaço para escutar os seminaristas, a partir de sua fala sobre a comunhão dentro da Igreja.
Ao final do encontro, Dom Paulo Cezar presidiu a Eucaristia, celebrando a memória de São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja, manifestando a unidade dos seminários, das formações e do caminho daqueles que serão os futuros presbíteros que servirão na Arquidiocese de Brasília e em diversos lugares de missão os quais alguns dos padres também são enviados.