As celebrações da Santa Missa, que são organizadas pela Pastoral Carcerária, representada pelo Subgrupo Jovens Ajudando na Evangelização dos Detentos (JAED) do Movimento JOIA, têm como objetivo promover a presença de Cristo e da comunidade eclesial no ambiente carcerário, reconhecendo a dignidade humana, mesmo diante de erros, promovendo a possibilidade de conversão e inclusão social aos irmãos/jovens encarcerados.
Na quinta-feira (12/12), o padre José Maurício exortou os jovens da Unidade de Saída Sistemática (Uniss), a viverem o Tempo do Advento, com foco na sensibilidade de nosso Senhor diante do nosso cansaço: “Vinde a mim todos vós que estão cansados e eu vos darei descanso” (Mt 11- 28).
“O cansaço dentro de uma dimensão imperceptível aqui, refere-se ao cansaço da alma, falta de esperança e perda do vigor. A alma, todavia, anseia oração, sacramentos e o abraço aconchegante de Deus, que traz alívio e o colo de um Pai amoroso. O colo é curativo. No colo de Deus experimentamos o quanto somos amados e acolhidos. Não há nada que tenhamos feito que o Senhor não possa dar descanso e perdão. Repousem no colo de Nosso Senhor Jesus Cristo”, frisou o Padre.
No dia de Santa Luzia (13/12), Dom Denilson presidiu a Santa Missa para os jovens internos, agentes e funcionários da Unidade de Internação de Adolescentes do Recanto das Emas (Unire).
O Bispo convidou os jovens a agradecerem a Deus pelo dom da vida. “Que possamos enxergar a luz de Cristo dentro de nós, para que nossos corações estejam em paz e, assim, ao enxergarmos com a alma, tenhamos um Natal de luz. Por intercessão de Santa Luzia, protetora da escuridão, vamos pedir a proteção dos nossos olhos físicos, sobretudo, a graça de enxergar com a alma. Pedindo a graça da cura do coração e a sabedoria para Deus antes de tomarmos qualquer decisão. Peçamos essa graça, por intercessão de Santa Luzia, para enxergarmos que tudo é presente de Deus. Para que possamos reconhecer tudo o que o Senhor tem feito em nosso favor, apesar dos nossos limites. Tudo é dom de Deus”, destacou Dom Denilson.
Após a Santa Missa, o grupo JOIA promoveu um momento de confraternização fraterna entre o Bispo, os jovens internos da unidade e os demais presentes.