Celebrações, Missão e oração marcam dia de Finados na Arquidiocese de Brasília

Programação nos 6 cemitérios do Distrito Federal auxiliam os fiéis a recordarem seus entes queridos e refletirem sobre a ressurreição

Durante toda a quinta-feira (02/11), milhares de fiéis visitaram os 6 cemitérios espalhados pelo Distrito Federal para fazer memória, rezar e homenagear os parentes e amigos que já faleceram. Os Cemitérios da Asa Sul, Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Gama e Brazlândia tiveram uma programação especial contando com Missas, atendimento de confissões, celebrações, oração e evangelização. A Comissão de Finados da Arquidiocese e a Pastoral da Esperança organizaram estrutura para acolher os fiéis que passaram este dia de saudade e de esperança.

Os Bispos que atuam na Arquidiocese presidiaram algumas das dezenas de Missas em cada um dos cemitérios. O Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, iniciou o dia celebrando no cemitério do Gama. Ao meio-dia, Dom Paulo presidiu a Eucaristia no cemitério da Asa Sul para cerca de 2.000 pessoas. Em sua homilia, o Arcebispo recordou que a comemoração de todos os fiéis defuntos deve ser uma data de fazer memória saudosa daqueles que amamos e já partiram, mas nunca com desespero. Dom Paulo enfatizou que o cristão acredita na ressurreição inaugurada por Nosso Senhor Jesus Cristo e, por isso, sabe que a morte não é o fim, mas um encontro com o Senhor da vida que ensina que a morte foi vencida.

Também no cemitério da Asa Sul, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida e que reside em Brasília, e o Bispo Auxiliar e Secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, celebrando Missas em sufrágio da alma dos fiéis defuntos. Dom Ricardo enfatizou, em sua homilia, que esta data também deve mover o coração dos fiéis a rezarem por tantos que, hoje, perdem suas vidas por conta da guerra, da violência e de tantas situações que deveriam ser excluídas da vida em sociedade.

Dom Antonio de Marcos celebrou nos cemitérios de Sobradinho e Planaltina, ambos no Vicariato Norte. Já Dom Denilson Geraldo, SAC presidiu a Eucaristia nos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia, no Vicariato Sul.

Durante todo o dia, dezenas de padres revezaram-se nos cemitérios atendendo a confissão dos fiéis. Grandes filas se formaram demonstrando que também este dia é ocasião para a conversão e a reconciliação com o Senhor através da penitência.

Já há três anos os seminaristas formados nos seminários da Arquidiocese de Brasília, incentivados pelo Arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa, realizam uma missão nos seis cemitérios do Distrito Federal.

Os jovens que se preparam para o ministério presbiteral rezam com as famílias que visitam os túmulos de seus entes queridos, além de partilharem uma palavra de esperança e de consolo, além da verdade da ressurreição que vem de Jesus Cristo. Além disso, auxiliam nas Missas, além de auxiliarem na organização do atendimento das confissões.

Um dos desejos do Arcebispo com esta missão é levar os seminaristas a terem uma experiência de humanidade, de misericórdia e de compaixão junto ao povo de Deus.

Uma homenagem especial aos Bispos que já serviram a Arquidiocese de Brasília e estão sepultados na cripta da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

A Missa em sufrágio por suas almas aconteceu às 12h15 e contou com a presença de cerca de 150 fiéis que rezaram pelos pastores que guiaram ou auxiliaram a evangelização na Arquidiocese.

Estão sepultados na Catedral dois Arcebispos: Dom José Newton de Almeida Baptista (falecido em 2001), Cardeal José Freire Falcão (falecido em 2021). Também dois Bispos Auxiliares: Dom Francisco de Paula Victor (falecido em 2018) e Dom João Evangelista Martins Terra (falecido em 2022)

A íntegra da Missa e da homilia do Cardeal Paulo Cezar Costa pode ser assistida abaixo. Acesse as redes sociais da Arquidiocese e confira mais fotos do dia de oração e celebração nos cemitérios.

https://www.youtube.com/live/rh2AXbvlU6c?si=tnEU-tmeuOZSHwif