A Missa do Crisma é uma Celebração especial na Quinta-feira Santa pela manhã para abençoar os três óleos santos utilizados pela Santa Igreja para ungir os fiéis durante os Sacramentos, sendo os óleos para os enfermos, para os catecúmenos e a consagração do óleo do Santo Crisma. Uma Celebração muito especial também para o Clero, pois todos os padres da Arquidiocese renovam suas promessas sacerdotais.
“Estamos reunidos como Arquidiocese para celebrarmos aquilo que somos, pois somos Igreja. O povo de Deus a caminho, onde há uma diversidade ministerial. Temos o Ministério Ordenado, que está a serviço do nosso amado povo. Nesta Eucaristia nossos amados padres renovam suas promessas sacerdotais, além de abençoarmos os santos óleos que serão utilizados nas nossas paróquias e nas nossas comunidades, mas que simbolizam também a nossa comunhão como Arquidiocese. Nossa comunhão que não se fundamenta em simpatias ou antipatias, mas se fundamenta naquilo que somos, irmãos entre nós, filhos e filhas do mesmo Pai. Nossa comunhão se fundamenta nas coisas santas, no Mistério Eterno de Deus”, destacou o Cardeal Dom Paulo Cezar no início da celebração.
Na ocasião, os Sacerdotes renovaram suas promessas, destacando o amor a Cristo e a doação de suas vidas em prol da santificação do povo de Deus. ”A missão não é uma realidade funcional, mas nasce da experiência forte do ser ungido e enviado por Deus. Sem a experiência com Deus, sem a consciência do chamado, não existe vocação. O Senhor nos chama, unge e envia. Cada um de nós pode retornar ao momento fundante da nossa vocação, onde o senhor nos encontrou, nos chamou, nos consagrou e nos enviou. Onde estamos hoje não é simplesmente uma vontade nossa, construção nossa, mas é a resposta ao chamado de Deus”, frisou o Cardeal durante a homilia.
No final da Celebração Eucarística, Padre Eduardo Peters, Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília agradeceu a dedicação do Cardeal enquanto pastor e pai e frisou o compromisso dos sacerdotes de Brasília com a Santa Igreja.
“Hoje nos toca renovar as nossas promessas sacerdotais. Cristo nos dá a oportunidade de voltarmos sempre à sede da nossa igreja Catedral, a maioria de nós foi ordenado aqui, para renovar esse desejo de nos mantermos unidos a Cristo e unidos também ao nosso pastor, ao nosso Arcebispo. Que alegria hoje poder renovar esses votos que fizemos no dia da nossa ordenação, mas que se tornam cada vez mais fortes na medida em que estamos também doando a nossa vida nas nossas comunidades e nos nossos ofícios. Quero reiterar, Dom Paulo, que o senhor pode confiar nos seus presbíteros, nos seus sacerdotes, confiar na vida dada e doada que testemunhamos no dia a dia”, salientou o Padre Eduardo Peters, Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília.