Nos dias 16 e 17 de outubro de 2026, coordenadores diocesanos de Pastoral e delegados das dioceses participaram da Reunião de Avaliação Regional do Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no Centro de Pastoral Dom Fernando (CPDF) – Cidade da Comunhão, em Goiânia (GO).
A Arquidiocese de Brasília esteve representada por membros da Equipe Sinodal, composta por Fernanda Alcântara, secretária do Setor Pastoral da Arquidiocese de Brasília; Kelly Maia, coordenadora do Setor Missionário; e Renan de Almeida, coordenador do Segue-me Brasília.
O encontro teve como objetivo avaliar os passos dados a partir da Carta Compromisso da Assembleia Eclesial Regional de 2023 e refletir sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), em sintonia com as Assembleias Diocesanas e Regional sobre o Sínodo da Sinodalidade, previstas para 2027.
O evento reuniu representantes das Igrejas particulares para partilhar experiências, avaliar a caminhada pastoral e fortalecer a comunhão entre as dioceses do Regional Centro-Oeste.
A programação teve início na sexta-feira (16), com a chegada dos participantes, seguida da abertura oficial, apresentação dos presentes, oração e início dos trabalhos de avaliação. As atividades favoreceram a reflexão conjunta sobre os compromissos assumidos pela Igreja regional e os desafios da ação evangelizadora.
No período da noite, os participantes celebraram a Santa Missa com Vésperas, presidida por Dom João Justino. A liturgia foi preparada pela Arquidiocese de Goiânia.
No sábado (17), a programação começou com a Santa Missa com Laudes, presidida por Dom Waldemar, com liturgia preparada pela Diocese de Anápolis. Em seguida, os trabalhos foram retomados, com espaço para a elaboração das conclusões e o encaminhamento das reflexões realizadas durante o encontro.
A reunião foi concluída com comunicados, avisos e a oração de envio, conduzida por Dom Joaquim, sob a responsabilidade da Diocese de Jataí.
A avaliação regional constituiu um momento de escuta, discernimento e planejamento para a continuidade da missão evangelizadora nas Igrejas particulares. A reflexão sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e a preparação para as assembleias relacionadas ao Sínodo da Sinodalidade, previstas para 2027, integraram os principais objetivos do encontro.
A participação da Equipe Sinodal da Arquidiocese de Brasília contribuiu para a presença da Igreja local nesse processo de reflexão e articulação regional, reforçando a importância da escuta, da comunhão e do discernimento conjunto na caminhada pastoral.