Dom Waldemar Passini Dalbello, sacerdote que procede do clero de Brasília, tomou posse como Bispo Coadjutor na Diocese de Anápolis (GO) na noite desta terça-feira, na Catedral da cidade. A Missa Solene foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom João Wilk.
É a primeira vez que a diocese recebe um bispo coadjutor. Dom Waldemar nasceu em Anápolis em 1966, foi ordenado sacerdote em 1994 na Arquidiocese de Brasília e, desde 2015, exercia o cargo de Bispo Diocesano de Luziânia.
Histórico
Nomeado bispo auxiliar de Goiânia em 30 de dezembro de 2009 e ordenado em março de 2010, ele realizou um trabalho reconhecidamente de grande expressão na capital goiana. Já em 2011, foi nomeado pela Congregação para os Bispos como administrador apostólico da Arquidiocese de Brasília (DF), período que se estendeu até a posse do então arcebispo metropolitano de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, ocorrida em 6 de agosto de 2011. Foi nomeado bispo coadjutor de Luziânia em 3 de dezembro de 2014.
Nomeado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) membro do Departamento de Missão e Espiritualidade para o quadriênio 2015-2019, Dom Waldemar representou a região Cone Sul, que compreende, além do Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e o Chile.
Na CNBB, já serviu na Comissão Episcopal Pastoral para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada de 2011 a 2015 e na Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé (2015-2019). Além disso, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética até 2024.
Dom Waldemar tem formação sólida em Sagrada Escritura. Estudou no Instituto Bíblico de Roma, na Itália, e na Escola Bíblica, em Jerusalém, Israel. Na sua formação, antes de entrar para o Seminário Maior de Brasília, em 1989, destaca-se o fato de ter se formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Elegeu como seu lema episcopal: “Para congregar na unidade”.
Com informações da CNBB e fotos da Pascom Diocesana Anápolis

