“Queridos amigos, peço a Deus que, nesse novo serviço eclesial, Ele me conceda ser instrumento e sinal visível de unidade pela ação do Espírito Santo.
Há alguns sinais dessa celebração que carregam forte significado e nos mostram como o senhor age. É passando pela cruz que encontramos o ressuscitado e podemos tocar as suas chagas, que nos curam das mais profundas feridas. Por isso, beijamos a Santa Cruz ao entrarmos nessa celebração. A evangelização é fruto de uma vida de oração de todos os cristãos batizados. É importante que anunciemos não uma teoria sobre as Sagradas Escrituras, mas o Jesus vivo, inteiro e autêntico, nunca uma caricatura dEle. Nessa missão que assumo hoje, e que os senhores assumem comigo, Santa Rita de Cássia nos há de socorrer com a sua intercessão. É impossível que eu faça bem as coisas, mas com a ajuda da Santa dos impossíveis e com a graça do Espírito Santo, nós faremos grandes coisas nessa Diocese”, destacou Dom José Aparecido.
No dia 13 de julho, o Papa Francisco nomeou Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida como 8º Bispo Diocesano de Itumbiara – GO. A Diocese de Itumbiara, situada no extremo sul do estado de Goiás, atualmente é composta por 26 Paróquias, 22 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 13 diáconos e 05 seminaristas.
“Dom José Aparecido foi um grande Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Brasília. Para nós é sempre um sentimento de perda, mas ao mesmo tempo de muita alegria, pois sabemos que hoje ele assume uma grande missão como Bispo da Diocese de Itumbiara. Ele é um homem com ampla formação intelectual, inclusive em Direito Canônico. Em Brasília, ele desenvolveu um trabalho pastoral muito bonito. Tenho certeza de que será um grande Bispo para Itumbiara, um grande pastor para toda essa bonita Diocese”, frisou o Cardeal Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa.