Dom Paulo comemora terceiro ano de posse na Arquidiocese de Brasília

Há exatos três anos, em uma cerimônia com presença reduzida por conta da pandemia, na Catedral Metropolitana de Brasília, o Cardeal Paulo Cezar Costa havia tomado posse como o novo Arcebispo de Brasília. Antes de vir para Brasília, Dom Paulo era Bispo Diocesano de São Carlos, em São Paulo.


A celebração contou com a presença de representantes do clero, Bispos, autoridades e convidados. Dom Paulo é o quinto Arcebispo de Brasília e assumiu no lugar Dom Sergio da Rocha que fora transferido para a Arquidiocese Primaz de São Salvador na Bahia.

Mais sobre Dom Paulo

Foi Ordenado Sacerdote em 1992. De 1992 a 1993 foi vigário Paroquial da Paróquia de São Pedro e São Paulo em Paraíba do Sul. De 1994 a 1996 foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Vassouras, RJ. De 2001 a 2006 exerceu a função de pároco da Paróquia de Santa Rosa de Lima; Coordenador da linha 4 da Diocese de Valença; Membro do Conselho de Presbíteros da Diocese de Valença e do Colégio de Consultores; membro, (perito) da Comissão de Doutrina da CNBB, de 2006 – 2010 foi Reitor do Seminário Paulo VI em Nova Iguaçu. De 1996 a 2001 Cursou Mestrado e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, doutorando-se com a tese: Salvatoris Disciplina Dionísio de Roma e a Regula Fidei no Debate Teológico do III século.

Em 2003, foi nomeado como professor de tempo contínuo Departamento de Teologia da PUC-Rio. De 2003 – 2004 foi Coordenador de Graduação do Departamento de Teologia da PUC- Rio; de 2004 – 2006 foi Coordenador de Pós – Graduação do Departamento de Teologia da PUC – Rio; de 2007 – 2010 foi Diretor do Departamento de Teologia da PUC – Rio. Possui várias publicações teológicas. Foi professor de tempo contínuo do Departamento de Teologia da PUC- Rio até 2016. Foi professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu. Foi perito da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB.

Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado bispo titular de Esco e Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011. Como bispo auxiliar foi Vigário Geral, acompanhou o Vicariato Norte e o Vicariato Suburbano. Acompanhou a Universidade Católica como representante da Arquidiocese, atuou nas áreas de Cultura, diálogo com a sociedade etc. Acompanhou e ajudou na organização da Jornada Mundial da Juventude. Organizou o Pátio dos Encontros no Rio de Janeiro. De 2011 a 2014, foi membro da Comissão de Doutrina da CNBB. Dia 22 de Junho de 2016, foi transferido para a Diocese de São Carlos, SP. Foi Membro do Conselho Permanente da CNBB até outubro de 2020.

Em outubro de 2020, foi transferido para a Arquidiocese Metropolitana de Brasília, onde é o atual arcebispo. Na Conferência Episcopal é membro para a Comissão da Cultura e Educação da CNBB; desde 2019, ocupa, na CNBB a Direção do INAPAZ, Instituto responsável pelas análises de Conjuntura Eclesial. Desde 2020 é membro do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Em 27 de agosto de 2022 foi criado Cardeal-presbítero com o título de São Bonifácio e Santo Aleixo por Sua Santidade Papa Francisco. NA 60ª Assembleia Geral da CNBB em 2023, foi eleito representante da Conferência Episcopal no CELAM.