A Paróquia Santíssima Trindade, no Gama, viveu um momento especial de fé e comunhão com a visita de Dom Vicente Tavares, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, que presidiu a Santa Missa de início da Jornada dos Acólitos 2026 na paróquia, no último sábado (07/02).
A celebração reuniu 68 acólitos, entre guardiãs, coroinhas e cerimoniários, além de familiares, agentes de pastoral e membros da comunidade paroquial. Em sua homilia, Dom Vicente Tavares refletiu sobre o Evangelho do envio missionário dos discípulos. O Bispo recordou que, ao retornarem da missão, os discípulos partilham com Jesus a experiência vivida. “Nós falamos em vosso nome e as coisas acontecem”. No entanto, destacou que a missão também cansa, exigindo do discípulo entrega e perseverança.
Dom Vicente ressaltou ainda a compaixão de Jesus diante da multidão, descrita como “ovelhas sem pastor”, e sublinhou que Cristo deseja cuidar de todos, mas escolhe fazê-lo contando com a colaboração de seus discípulos. Dirigindo-se de modo especial aos jovens acólitos: “Nosso Senhor precisa de você! Precisa do seu apostolado. Filho e filha, Nosso Senhor precisa de você”, incentivando-os a viver o serviço com amor, responsabilidade e espírito missionário.
A Jornada dos Acólitos 2026 tem como objetivo fortalecer a espiritualidade, a formação litúrgica e o compromisso pastoral dos que exercem o serviço no altar, ajudando-os a crescer na fé e na consciência de sua vocação dentro da Igreja.
A presença de Dom Vicente Tavares reforçou a proximidade do pastor com a juventude e com os servidores da liturgia, animando a comunidade paroquial a seguir firme no caminho da evangelização.