“Eu nunca te esquecerei” é o tema escolhido para o VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado no dia 26 de julho.

Inspirado no amor fiel de Deus, que jamais abandona seus filhos, mesmo no tempo da fragilidade e da velhice, o Papa Leão XIV escolheu o tema “Eu nunca te esquecerei” (Is 49,15) para a sexta edição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrada no próximo dia 26 de julho, data em que a Igreja recorda liturgicamente São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus.

A informação foi divulgada na terça-feira (10/02) por meio de um comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A passagem bíblica retirada do profeta Isaías ressalta que o amor de Deus por cada pessoa é constante e irrevogável, não se enfraquece com o passar dos anos e permanece firme mesmo diante da fragilidade própria da velhice.

Segundo o comunicado, o tema escolhido pretende ser uma mensagem de consolo e esperança dirigida a todos os avós e idosos, em especial àqueles que vivem situações de solidão ou se sentem esquecidos. Ao mesmo tempo, o lema constitui um apelo às famílias, às comunidades eclesiais e à sociedade para que reconheçam nos idosos uma presença valiosa, portadora de memória, sabedoria e bênção.

Instituído pelo Papa Francisco em 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado anualmente no quarto domingo de julho e busca fortalecer os vínculos entre gerações, além de tornar visível a proximidade da Igreja com os idosos, valorizando sua contribuição insubstituível na vida familiar, comunitária e eclesial. Neste ano, a celebração acontecerá no domingo, 26 de julho, em sintonia com a festa dos santos Joaquim e Ana.

O Papa Leão XIV convida as dioceses de todo o mundo a celebrarem a Jornada com uma liturgia eucarística, preferencialmente na igreja catedral de cada Igreja particular. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida exorta ainda as Igrejas locais, associações e comunidades eclesiais a encontrarem, em seus contextos próprios, formas criativas e significativas de celebrar a data. Para auxiliar nessa missão, serão disponibilizados posteriormente subsídios pastorais específicos.

Com foto e informações do Vatican News.