Nesta terça-feira (9), a Arquidiocese de Brasília uniu-se à 19ª Marcha Nacional pela Vida e à 3ª Marcha Distrital pela Vida. Antes da caminhada, os fiéis participaram da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, com a concelebração de Dom Vicente Tavares, bispo auxiliar, e de diversos sacerdotes da Arquidiocese.
Dom Paulo destacou a dignidade da vida humana desde a concepção. “Caminhem com beleza e gritem que a vida é sagrada, é dom de Deus. A vida é direito, a morte, não. Nós, quando lutamos contra o aborto, afirmamos esta sacralidade da vida. O ser humano não tem o direito de criar uma cultura que ameaça vida em nome de falsos direitos. Alegria neste caminho”, afirmou.
Ao final da celebração, o assessor eclesiástico do Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília, padre João Baptista Mezzalira, destacou a preocupação do movimento pró-vida com a prática da assistolia fetal, procedimento médico que consiste na aplicação de substâncias no coração do feto para interromper seus batimentos cardíacos antes da retirada do útero.

“É uma oportunidade de unir a nossa voz de católicos ao movimento pró-vida. Na cultura da morte, a sociedade encontra brechas para que o aborto apareça. Em uma tarde como esta, podemos lembrar ao mundo o Evangelho da Vida”, disse.
Após a Santa Missa, os fiéis concentraram-se em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, onde se uniram aos demais participantes da marcha. O ato reuniu representantes de diferentes grupos e denominações religiosas, além de organizações da sociedade civil que defendem a proteção da vida humana desde a concepção.
A caminhada seguiu pela Esplanada dos Ministérios até em frente ao Congresso Nacional, onde os participantes manifestaram publicamente seu posicionamento em defesa da vida.

Marcha Distrital pela Vida
A Marcha Distrital pela Vida integra o calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde a promulgação da Lei Distrital nº 7.343/2023. A legislação estabelece que a mobilização seja realizada anualmente na segunda terça-feira do mês de junho.
A data tem como objetivo promover ações de conscientização sobre o respeito à vida humana desde a concepção até a morte natural, além de incentivar o debate sobre a proteção da dignidade da pessoa humana.