Na manhã desta quarta-feira (27), a Arquidiocese de Brasília se reuniu para um momento de intercessão pelo Papa Francisco, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A Hora Santa Eucarística, presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, contou com a presença de fiéis leigos, sacerdotes e religiosos, que participaram da adoração ao Santíssimo, da oração do Santo Terço e da celebração da Santa Missa. Todos unidos, pediram a Deus sabedoria, saúde e força para o Santo Padre em sua missão de guiar a Igreja Católica.
“Na doença, sentimos a nossa fragilidade, a falta de algo que é precioso para nós: a saúde. Neste momento, é a presença do Senhor que nos sustenta e nos faz olhar para frente com fé e esperança. É o que pedimos hoje, que Ele seja presença na vida do Papa Francisco”, destacou Dom Paulo Cezar Costa.
Com problemas de saúde, o Pontífice está internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, Itália. No boletim vespertino desta quinta-feira (27), a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que, devido à complexidade do quadro clínico, “são necessários mais alguns dias de estabilidade para definir o prognóstico”.
Dessa forma, a Arquidiocese de Brasília segue em oração pela saúde do Sumo Pontífice. A Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB sugere o acréscimo de uma intenção nas Orações dos Fiéis em todas as celebrações, conforme a proposta indicada:
Senhor Deus,
vosso servo, o Papa Francisco,
tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”.
Nós vos suplicamos,
vinde em seu auxílio,
aliviando suas dores,
na esperança da pronta recuperação da sua saúde,
para continuar nos confirmando na fé.