Fórum Católico

Arquidiocese de Brasília inicia Projeto de fomento à participação social das comunidades católicas na formulação e avaliação de políticas públicas

Está marcada para o próximo dia 29 de setembro de 2023 às 19h, a segunda edição do Fórum Social Católico Permanente, em São Sebastião, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Fórum lançado pela Arquidiocese de Brasília que objetiva aproximar as comunidades católicas do Distrito Federal de representantes dos poderes públicos e gestores de órgãos que compõe o cotidiano dos paroquianos. Isto com o objetivo de juntos avaliarem, sob a ótica cristã, as políticas públicas em curso no Distrito Federal.

A cada semestre as edições do Fórum contemplam um tema de recorte para avaliação e debate da comunidade, sendo o tema deste primeiro semestre: Educação.

A primeira edição do Fórum ocorreu no último dia 25 de agosto, foi presidida pelo padre Eduardo Peters, Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Sobradinho com a presença do bispo Dom Antônio Marcos, com mesa composta pelo deputado distrital João Cardoso, professora da Universidade de Brasília e coordenadora da Educação palestrante da noite, Tânia Manzur, coordenador da Regional de Ensino de Sobradinho, Ozelb Freitas, representante do Conselho Tutelar de Sobradinho, CRAS e paroquianos representantes do Vicariato Norte, entre outros.

Os participantes da primeira edição do evento avaliaram positivamente o Primeiro Fórum: “Fizemos um teste interessante, muito positivo. Tivemos aqui reunidos uma mesa de cristãos”, avaliou o padre Eduardo Peters. disse.

INSCRIÇÕES


A ORIGEM DO PROJETO

O Fórum Social Católico Permanente surgiu no início de abril de 2023, em conversa do padre Eduardo Peters, Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília com o Deputado Distrital João Cardoso, onde ambos destacaram a importância, nos dias atuais, de se ampliar o diálogo do Povo de Deus com os diversos setores da sociedade que tem a Missão de servir a população.

Após o levantamento desta necessidade, o Fórum Social Católico Permanente foi apresentado pela Arquidiocese como ambiente para discussão in loco, percorrendo todas as regiões administrativas do Distrito Federal, envolvendo especialistas em diversas áreas, tais como Educação, Segurança, Saúde, construindo pontes entre os leigos (população), clero, religiosos e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Ambiente no qual os cristãos católicos devem encontrar na doutrina social da Igreja “os princípios de reflexão, os critérios de julgamento e as diretrizes de ação donde partir para promover um humanismo integral e solidário. Difundir tal doutrina constitui, portanto, uma autêntica prioridade pastoral, de modo que as pessoas, por ela iluminadas, se tornem capazes de interpretar a realidade de hoje e de procurar caminhos apropriados para a ação.” (DSI, nº 7).

Conforme os idealizadores, faz-se válido destacar que o cristão Católico está inserido na Sociedade e deve ser luz no meio dela. O cristão pode exercer funções envolvendo o poder do Judiciário, trabalhar no poder Executivo ou no Legislativo, ser um empreendedor, necessitar de auxílio do Governo, etc. Sempre estará exercendo ou recebendo um serviço social, que pode ser melhorado, melhor instruído, moldado, discutido.

Para o Deputado João Cardoso, Presidente da Frente Parlamentar Católica da Câmara Legislativa do Distrito Federal, esse diálogo da Igreja com a sociedade é fundamental na construção de ambientes sociais mais saudáveis e serviços públicos mais eficazes. “A parceria da Igreja com a Sociedade em geral é historicamente reconhecida. A Igreja moldou a história sendo promotora de cuidados à vida, educação e cidadania, entre outros”, destaca o parlamentar.

Construir pontes e derrubar os muros entre os homens, gerar comunhão é a vocação da Igreja, que é o Corpo Místico de Cristo e se manifesta também no Fórum Social Católico Permanente.

Participe das próximas edições e auxilie a comunidade cristã a se mobilizar na defesa e promoção das causas cristãs.


INSCRIÇÕES