Igreja celebra Jubileu dos Catequistas com Missa para países de língua portuguesa em Roma

Roma acolherá o Jubileu dos Catequistas, inserido no Jubileu da Esperança e que deverá reunir milhares de catequistas, formadores espirituais e suas famílias vindos de várias partes do mundo, entre os dias 26 e 28 de setembro.

A programação oficial divulgada pelo Vaticano começa na sexta-feira (26) com a peregrinação à Porta Santa, seguida, às 18h30, por uma Vigília de Oração na Basílica de São Pedro.

No sábado (27), a partir das 10h, os participantes terão a Audiência Jubilar com o Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro. Logo após, às 12h, todos os catequistas da língua portuguesa se reunirão para celebrar a Santa Missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. A celebração contará com a presença de representantes de Portugal, Brasil, Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste.

Segundo a Irmã Arminda Faustino, responsável pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), este encontro, inicialmente pensado para a comitiva portuguesa, foi estendido a toda a lusofonia: “Estamos certos de que seremos em muitos catequistas falando português. Este Jubileu será uma festa, um momento de alegria e aprofundamento da fé, junto do Papa Leão XIV, que é, ele mesmo, o primeiro catequista”.

Na parte da tarde, os grupos se dividirão em catequeses por idiomas, em diferentes igrejas da cidade. O encerramento do Jubileu acontece no domingo (28), às 10h, com a Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro. Nesta celebração, haverá também a instituição de catequistas de diversos continentes. De Portugal, confirmaram presença grupos organizados das dioceses de Porto, Braga, Viseu, Leiria-Fátima, Lisboa e Algarve.

Com foto e informações do Vatican News.