Jubileu do Mundo Educativo reúne mais de 7 mil estudantes em Roma: “A escola é vida”

Mais de 7 mil estudantes e professores de todo o mundo participaram da abertura do Jubileu do Mundo Educativo, no Auditório da Conciliação, em Roma, no dia 27 de outubro.

O evento, promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação em parceria com o Ministério da Educação da Itália, se estende até 1º de novembro, sob o lema “A escola é vida”.

Durante a cerimônia, o cardeal José Tolentino de Mendonça destacou que “ao lado dos jovens não se envelhece” e convidou os estudantes a olharem para o alto, sem se deixarem aprisionar pelas “telas cinzentas”. Já o ministro Giuseppe Valditara incentivou a renovação dos compromissos do Pacto Educativo Global, promovendo fraternidade, escuta e valorização da mulher.

A astronauta Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, alertou os jovens sobre os riscos da “sociedade da distração em massa” e os convidou a redescobrir o valor da atenção, do esforço e da contemplação da realidade.

O encontro contou ainda com testemunhos de arte, esporte e fé, incluindo o Frei Sidival Fila, a Irmã Zeph, o estudante Nhial Deng e o atleta Andy Diaz, que falaram sobre a força transformadora da educação.

Até o fim do evento, estudantes participarão de oficinas, encontros e momentos de oração, culminando com a passagem pela Porta Santa e a Missa conclusiva presidida pelo Papa Leão XIV, que proclamará São John Henry Newman Doutor da Igreja.

Com foto e informações do Vatican News.