Para além do Pro-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella, estiveram também presentes o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Infra-estruturas e dos Transportes, Matteo Salvini, o Presidente da Região do Lácio, Francesco Rocca, o Presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, a Conselheira para as Obras Públicas de Roma, Ornella Segnalini, o Presidente da Anas, Edoardo Valente, o Diretor da Anas Investimentos e Realizações, Eutimio Mucilli, e o Chefe da Estrutura Territorial da Anas Lácio, Marco Moladori.
Estas obras de requalificação, que viram a sua primeira escavação em 21 de agosto de 2023, em menos de um ano estão a caminhar para a sua fase final de conclusão.
O novo túnel terá 170 metros de comprimento, incluindo a ligação com o túnel existente. A escavação está a ser realizada utilizando a técnica de “cut-and-cover”, que permite realizar trabalhos simultaneamente à superfície e no interior do túnel.
Para completar o projeto prevê-se o arranjo externo das áreas adjacentes à Piazza Pia, através de um estudo da pavimentação de toda a área, a proposta de um novo sistema de iluminação pública, a remodelação das áreas verdes e o reforço dos sistemas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
O desmantelamento do separador entre o antigo e o novo túnel não é apenas um ponto de viragem decisivo nos trabalhos, mas também a prova do trabalho diligente e contínuo de todos os envolvidos na obra, de acordo com o calendário, que prevê que os trabalhos estejam concluídos antes da abertura da Porta Santa, em dezembro próximo.