Durante a homilia, Dom Paulo Cezar destacou a presença real do Senhor na Sagrada Eucaristia, alimento verdadeiro para a nossa alma. “Jesus tomou o pão ázimo, que fazia parte da celebração da Páscoa naquela época, e disse que aquele pão é o seu corpo. Identifica aquele alimento, o pão, como o seu corpo. Toma o cálice de vinho e diz que aquele cálice é a nova aliança no seu sangue”.
Durante a homilia, o Cardeal enfatizou a importância de cada cristão se doar ao próximo, se colocar a serviço por amor, em uma entrega diária de vida ao Senhor através de ações concretas.
“A nossa vida vai sendo interpelada pela capacidade de amar do outro, onde o amor do outro se torna profecia, porque me interpela e interpela a cada um que aqui entra. O amor nos interpela e vai nos colocando também em sua dinâmica. Então, que esta noite em que celebramos a instituição da Eucaristia, que foi o ápice do amor de Cristo, nos ajude a cada vez mais continuarmos amando, servindo e fazendo da nossa vida um dom de amor, de forma que tanta gente experimentando a nossa capacidade de amar, que o amor de Cristo vai produzindo em nós, se coloque na escola do amor”, salientou o Cardeal.