A celebração na Paróquia São Pedro, localizada em Taguatinga, foi presidida por Dom Denilson Geraldo, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, concelebrada pelo Padre Everton Vieira e contou com a assistência do Diácono Vicente de Paulo, na quinta-feira (12/03).
A celebração reuniu fiéis que se colocaram em oração e gratidão àquela que, na tradição da Igreja, é reconhecida como sinal de esperança e ternura materna para os povos. A devoção à Virgem de Guadalupe recorda a presença de Maria junto ao seu povo e a força da fé vivida com simplicidade e confiança em Deus.
Durante a homilia, Dom Denilson refletiu sobre o simbolismo das rosas, fortemente ligado à espiritualidade guadalupana, destacando que elas apontam para a beleza e, ao mesmo tempo, para a delicadeza da vida cristã. “As rosas nos recordam que a nossa fé é algo belo, mas também delicado. Assim como uma rosa precisa ser cuidada, também a nossa vida, a família e a comunidade precisam de zelo, amor e atenção”, explicou.
O Bispo ressaltou que a verdadeira experiência cristã se constrói a partir do cuidado e da comunhão, valores fundamentais para a vida da Igreja e da sociedade. “A verdadeira vida cristã não se constrói pela violência ou divisão, mas pelo cuidado, pela comunhão e pela fidelidade à vontade de Deus”, frisou.
Inspirando-se no exemplo da Mãe de Jesus, Dom Denilson convidou os fiéis a renovarem o compromisso com a conversão e com uma vida marcada pelo amor e pela confiança em Deus. “Que, inspirados pela Virgem Maria, possamos abrir o coração à conversão, cultivando em nossa vida as ‘rosas’ que Deus nos confia, para que cresçam e deem muitos frutos”, exortou.
A celebração foi marcada por um clima de oração e devoção, no qual os participantes puderam renovar sua fé e confiar suas intenções à intercessão da Virgem de Guadalupe, pedindo que ela continue guiando as famílias e fortalecendo a vida comunitária na Igreja.