Nesse domingo (23), durante a festa de 50 anos de criação da Paróquia Santa Terezinha, no Cruzeiro Novo, a comunidade recebeu um presente do Papa Francisco: o decreto que a torna igreja indulgenciária até 23 de fevereiro de 2026. A notícia foi dada pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, que presidiu a celebração.
“Conversando com o padre Renato sobre os 50 anos, surgiu a ideia de pedir ao Papa que a Paróquia fosse indulgenciária, e a Santa Sé nos concedeu esta graça. Já está em vigor; quem entrar aqui, rezar e cumprir as condições, lucrará as indulgências”, ressaltou Dom Paulo.
A Santa Missa foi concelebrada pelo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira; Dom Protógenes; além dos seguintes sacerdotes: pároco da São Pio de Pietrelcina, padre Fernando Alves de Sousa; pároco da Santa Terezinha do Menino Jesus e Sagrada Face, na cidade de Santa Terezinha do Itaipu, no Paraná, padre Adelmo Maldaner; Servo da Caridade, padre provincial Ciro Aparecido Atanásio; vigário paroquial da Diocese de Nova Iguaçu, na cidade de Queimados (RJ), padre Haroldo Evaristo Alves; e os anfitriões da festa: o pároco, padre Renato Schneider; e os vigários Pe. Valdemar Alves Pereira e Pe. Hélio da Costa Ferreira.
Durante a homilia, o Cardeal Paulo Cezar Costa disse que a paróquia é onde a comunidade vive a experiência de ser Igreja. E, nesse Jubileu de Ouro, não é só celebrar, mas também comprometer-se para que a paróquia continue sendo presença profética do Amor de Cristo.
“Celebrar 50 anos é colocar diante do Senhor toda uma história. É ter a memória agradecida a Deus por tantos padres e leigos que aqui doaram a vida. O Papa Francisco diz que a paróquia é a Igreja no meio do povo, onde nosso amado povo vive, recebe, aprofunda e celebra a Fé”, enfatizou Dom Paulo.
Como lucrar as indulgências?
Ao visitar uma igreja indulgenciária, é preciso seguir alguns requisitos para poder lucrar as indulgências:
- Confessar-se (a confissão deve ser “individual e íntegra”);
- Receber a Comunhão Eucarística;
- Rezar de acordo com as intenções do Papa (como um Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória).