Durante uma Audiência privada, no dia 23 de maio, o Santo Padre concedeu ao Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, a permissão para promulgar de Decretos reconhecendo milagres atribuídos a dois Beatos e a um Venerável, além do reconhecimento do martírio de dois servos de Deus e das virtudes heroicas de três outros servos de Deus.
O primeiro Beato cujo milagre foi reconhecido é o do Beato José Allamano, sacerdote fundador do Instituto Missões Consolata, que nasceu em 1851, na Itália, e faleceu em 1926, no mesmo país de nascimento. Sua festa litúrgica atualmente é no dia 16 de fevereiro, dia de sua passagem para a eternidade. O milagre que foi atribuído ao Beato no dia de hoje é da cura de um indígena: Sorino Yanomami, de Roraima, no norte do Brasil.
O segundo Beato citado é o jovem Carlo Acutis, fiel leigo, que nasceu em Londres, na Inglaterra, em 1991, e faleceu em 2006, em Monza, na Itália, cuja festa é celebrada no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. É interessante notar a conexão que o futuro santo tem como o Brasil não somente pelo dia de sua festa litúrgica, mas também porque o primeiro milagre atribuído a Carlo foi verificado no Brasil, em Campo Grande (MS). Já o segundo milagre, reconhecido hoje, ocorreu em Florença, em uma moça da Costa Rica.
Além deles, os outros decretos estão relacionados com: o Padre Giovanni Merlini (1795-1873); o Padre Stanislao Kostka Streich (1902-1938) ; a fiel leiga Maria Maddalena Bódi (1921-1945); o Padre Guglielmo Gattiani (1914-1999); o fiel leigo Ismaele Molinero Novillo (1917-1938); o fiel leigo Enrico Medi (1911-1974)
Por fim, o Santo Padre decidiu convocar um Consistório, que tratará também da canonização dos Beatos José Allamano, Marie-Léonie Paradis, Elena Guerra e Carlo Acutis.
Com informações de Vatican News.
Com imagens de O Globo