Papa Francisco nomeia Dom José Aparecido como novo Bispo Diocesano de Itumbiara (GO)

Notícia foi publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quinta-feira (13/07) e anunciada pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, em pronunciamento no portal Arquidiocesano.

Após 10 anos de serviço a Arquidiocese de Brasília como Bispo Auxiliar, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida foi nomeado, por Sua Santidade, Papa Francisco, como 8º Bispo Diocesano de Itumbiara – GO. O anúncio foi publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé e comunicado, em pronunciamento ao vivo, pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, com a presença do novo Bispo de Itumbiara, até então, seu auxiliar em Brasília. A notícia é publicada no 10º aniversário de ordenação episcopal de Dom José Aparecido.

Dom José Aparecido sucederá a Dom Antônio Fernando Brochini que apresentou sua renúncia por limite de idade e conduzirá a Diocese de Itumbiara como Administrador Diocesano até a posse de Dom José Aparecido.

A Diocese de Itumbiara está situada no extremo sul do estado de Goiás e é vizinha da Arquidiocese de Goiânia (ao norte), Dioceses de São Luis dos Montes Belos e Jataí (a oeste), Diocese de Ipameri (a leste) e Dioceses de Uberlândia e Ituiutaba (ao sul). Ela foi criada em 11 de outubro de 1966 pelo Papa São Paulo VI, sendo desmembrada da Arquidiocese de Goiânia. Tem um território de 21.208,9 Km² e quase 290.000 habitantes. Segundo o site da diocese, atualmente ela é composta por 26 Paróquias, 22 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 13 diáconos e 5 seminaristas.

Sobre o novo Bispo de Itumbiara-GO

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, nasceu no dia 21 de julho de 1960, filho de Orlando e Marina. Primogênito de quatro irmãos. Frequentou o curso de filosofia no Seminário Arquidiocesano de Londrina por um ano, completando-o nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo (1980-1982), onde também fez os estudos teológicos, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção (1983-1986).

Ordenado presbítero na Arquidiocese de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1986, e sucessivamente incardinado na Diocese de Santo Amaro, aos 15 de março de 1989.

Foi administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz de Parelheiros – Diocese de Santo Amaro (1987-1988) e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jardim Prudência – Diocese Santo Amaro (1988-1990).

 Em 1990 foi enviado a Roma para uma especialização em Direito Canônico. Em 1994 foi convidado para trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, exercendo a função de Adido de Secretaria até 2010. Em 2010 o Papa Bento XVI o nomeou Prelado de Honra de Sua Santidade e Subsecretário do Dicastério, função que exerceu até à nomeação episcopal.

Durante a sua permanência em Roma, prestou colaboração pastoral em várias atividades da Diocese de Roma: foi capelão da Clínica Sacra Famiglia, foi confessor extraordinário da Basílica de São Pedro durante o Grande Jubileu do ano 2000. Também prestou auxílio pastoral a algumas paróquias em Roma e na Diocese de Netuno e confessor externo no Pré Seminário São Pio X, no Vaticano.

Na Santa Sé, foi Comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Ofício do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA). Foi convidado a trabalhar também em diversas comissões interdicasteriais para estudar questões de governo da Igreja que envolviam a competência de vários Dicastérios, além de várias colaborações ocasionais com outros; foi Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Atualmente, colabora com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica como auxiliar de comissariamento de alguns institutos.

Recebeu o título de doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma. Foi ordenado bispo auxiliar de Brasília em 13 de julho de 2013 por Dom Sergio da Rocha.

Após a transferência do Cardeal Dom Sergio da Rocha para a Sede Primacial de São Salvador da Bahia, Dom José Aparecido foi eleito dia 8 de junho de 2020 para a função de Administrador Diocesano de Brasília até dia 12/12/2020.

Na Arquidiocese de Brasília estava como Bispo referencial para o Vicariato Leste, bem como, referencial por alguns setores, pastorais e pelos movimentos eclesiais, além de colaborar no governo da Arquidiocese, no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília. Na CNBB Dom José Aparecido tem colaborado com o acompanhamento da Renovação Carismática Católica, na Comissão para a proteção de menores, na Comissão dos textos litúrgicos e na consultoria canônica da instituição.