Durante o trajeto no papamóvel, o Papa Leão XIV chegou a segurar uma bandeira brasileira lançada pelo Padre Wagner Pereira, da Diocese de Umuarama (PR). No momento dedicado aos peregrinos de língua portuguesa, o Santo Padre saudou com proximidade dizendo: “Uma afetuosa saudação aos fiéis de língua portuguesa! Caríssimos: não há amor maior do que o de Jesus na cruz, oferecendo-se ao Pai por cada um de nós. Abramos sem medo os nossos corações a este amor que é a razão da nossa esperança. Deus vos abençoe!”
Mais uma vez, usando o português, o Papa concedeu a sua bênção aos grupos vindos do Brasil, de Portugal e de outros países lusófonos presentes no encontro. O gesto foi recebido com entusiasmo pelos fiéis, que celebraram a atenção do Pontífice à língua.
Presença brasileira em destaque
A participação da tripulação do Navio-Escola Brasil foi uma das marcas da audiência. O grupo de 50 cadetes, vestidos de branco, está em missão na Itália como parte da 39ª Viagem Anual de Instrução dos Guardas-Marinha (VIGM), iniciada em 1987 e que simboliza a entrada dos jovens oficiais na Marinha do Brasil.
Durante a formação, os cadetes aplicam os conhecimentos adquiridos na Escola Naval em áreas como navegação, meteorologia, operações navais e administração. A viagem também tem caráter cultural e diplomático, promovendo o Brasil em diversos portos internacionais. Ao término, os Guardas-Marinha são nomeados ao posto de segundo-tenente e distribuídos por navios e organizações militares em todo o país.
Assim, a audiência com o Papa se tornou também parte da experiência formativa e espiritual desses futuros oficiais, reforçando o elo histórico entre fé, cultura e missão internacional.
Com informações e foto do Vatican News.