Papa Leão XIV envia ajuda econômica inicial às dioceses afetadas por terremoto na Colômbia

O Papa enviou uma ajuda financeira emergencial às dioceses colombianas atingidas pelo terremoto de magnitude 7,4 que abalou o oeste do país na segunda-feira (11).

A iniciativa foi realizada por meio do Dicastério para o Serviço da Caridade, a Esmolaria Apostólica, em coordenação com a Nunciatura Apostólica e a Conferência Episcopal da Colômbia.

O auxílio de € 100 mil foi destinado à Secretaria Nacional de Pastoral Social – Cáritas Colombiana, da Conferência Episcopal, que será responsável por coordenar a arrecadação e a distribuição dos recursos entre as dioceses afetadas.

A contribuição representa um gesto concreto de proximidade do Pontífice com as comunidades atingidas pelo desastre. Além da ajuda material, Leão XIV já havia manifestado sua solidariedade por meio de um telegrama enviado ao presidente da Conferência Episcopal Colombiana, dom Francisco Javier Múnera Correa, e de uma mensagem durante a Audiência Geral desta quarta-feira.

O valor enviado pelo Papa foi acordado com os responsáveis pela assistência às vítimas e corresponde a uma primeira contribuição destinada às necessidades mais imediatas provocadas pelo terremoto.

De acordo com a Esmolaria Apostólica, novos auxílios poderão ser enviados à medida que as necessidades das regiões atingidas forem identificadas e comunicadas ao Dicastério para o Serviço da Caridade.

A iniciativa segue uma ação semelhante realizada em junho, quando a Venezuela também foi atingida por um forte terremoto e recebeu uma contribuição inicial do Pontífice.

Desde as primeiras horas após o terremoto, o arcebispo Luis Marín de San Martín, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, mantém contato com a Igreja local para acompanhar a situação e identificar as principais necessidades das comunidades atingidas.

O diálogo ocorre com dom Francisco Javier Múnera Correa, arcebispo de Cartagena e presidente da Conferência Episcopal Colombiana, que tem transmitido informações sobre as áreas mais afetadas. A Esmolaria também mantém contato com a Nunciatura Apostólica na Colômbia, por meio do secretário, monsenhor In Je Hwang.

Um relatório está sendo preparado para reunir informações sobre as necessidades mais urgentes e orientar a destinação de novos recursos.

Para o arcebispo Marín de San Martín, a atuação da Esmolaria expressa a missão da Igreja de estar próxima daqueles que sofrem. “É a Igreja como família de Deus”, afirmou, destacando uma Igreja “atenta ao sofrimento e às necessidades, que responde com fraternidade e eficácia”.

A ajuda enviada à Colômbia reforça, assim, a atenção do Papa Leão XIV às populações atingidas por catástrofes e o compromisso da Igreja em oferecer assistência concreta nos momentos de emergência.

Com foto e informações do Vatican News.