A nomeação, considerada uma das mais aguardadas desde o início de seu pontificado, marca a primeira designação de Leão XIV para o comando de um Dicastério da Cúria Romana.
O Arcebispo carmelita assumirá oficialmente o cargo no dia 15 de outubro de 2025, sucedendo Dom Robert Prevost, e também passará a presidir a Pontifícia Comissão para a América Latina. Juntamente com a nomeação de Iannone, o Papa confirmou Dom Ilson de Jesus Montanari como secretário do Dicastério por mais um quinquênio, e monsenhor Ivan Kovač continuará exercendo a função de subsecretário pelo mesmo período.
Natural de Nápoles, Dom Filippo Iannone completa 68 anos em 13 de dezembro e tem ampla trajetória como jurista e canonista. Ao longo de sua carreira, atuou em tribunais e universidades pontifícias, foi membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. Também integrou o Conselho para os Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal Italiana e a Conferência Episcopal do Lácio. Nomeado vice-gerente da Diocese de Roma por Bento XVI em 2012, foi transferido por Francisco, em 2017, para o cargo de secretário adjunto do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, tornando-se presidente do mesmo em abril de 2018.
A missão confiada ao novo prefeito é uma das mais sensíveis na Cúria: auxiliar o Papa na escolha dos bispos que conduzirão as dioceses ao redor do mundo. Após a análise e seleção dos candidatos, a decisão final cabe ao Pontífice. Nos últimos anos, o processo ganhou ainda mais participação com a inclusão de mulheres entre os membros do Dicastério. Em julho de 2022, Francisco nomeou três mulheres para o órgão: irmã Raffaella Petrini, atual presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Yvonne Reungoat, ex-superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora; e Maria Lia Zervino, ex-presidente da União Mundial das Organizações Femininas Católicas.
A nomeação de Dom Iannone representa um novo capítulo para o Dicastério para os Bispos, confirmando a continuidade do caminho de comunhão e corresponsabilidade na condução pastoral da Igreja universal.
Com foto e informações do Vatican News.