Na abertura da visita, na sexta-feira (20), Dom Ricardo presidiu a celebração da Santa Missa, durante a qual abordou os propósitos da visita pastoral. Em seu discurso, o Bispo destacou a importância do contato direto com a comunidade para conhecer sua realidade e oferecer ânimo. “O Bispo vai à Paróquia para se encontrar com o povo, conhecer a realidade pastoral e dar ânimo à comunidade. Todos somos chamados à existência e convidados a entrar na história da salvação”, disse. Ele reforçou ainda que cada pessoa é parte do plano de Deus desde a concepção: “Deus amou e pensou em cada um, sonhou com cada um desde o momento de concepção”.
No sábado (21), segundo dia da visita, Dom Ricardo se reuniu com os jovens da Catequese, um momento marcado por interação, troca de experiências e muita atenção por parte dos mil catequizandos presentes. O entusiasmo e a forma carismática do Bispo encantaram os participantes, criando um ambiente de diálogo e reflexão.
Outro destaque do segundo dia foi o encontro de Dom Ricardo com o Setor de Vida e Família da Paróquia. Durante a conversa, o Bispo reforçou a importância de cuidar e valorizar a instituição familiar. Ele também conheceu os serviços e grupos pastorais da comunidade, como a Pastoral Familiar, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), o Encontro Matrimonial Mundial (EMM) e o Renascer em Cristo – Encontro de Casais em Nova União. O Bispo expressou sua admiração pelo trabalho realizado. “Acolher, integrar, mostrar os caminhos… Ninguém está excluído da Igreja. É bonito de ver esse trabalho”, declarou.
Ao final do encontro, Dom Ricardo agradeceu ao Padre Áderson Miranda, administrador paroquial, pela oportunidade de conhecer a comunidade e afirmou ser um “privilégio” contar com quatro grupos que oferecem uma espiritualidade profunda e atendem às necessidades pastorais da Igreja.
A Visita Pastoral Missionária foi considerada um marco importante para a Paróquia Imaculado Coração de Maria, promovendo um renovado espírito de união e esperança entre os fiéis.