Paróquia Nossa Senhora Aparecida recebe Visita Pastoral Missionária

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Área Rural do PAD-DF, no Paranoá, recebeu a Visita Pastoral Missionária entre os dias 16 e 18 de agosto. Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário Geral da CNBB, esteve na comunidade e foi acolhido com muito carinho pelos fiéis.

A primeira atividade da Visita Pastoral de Dom Ricardo foi conhecer a Escola do PAD-DF. Logo após, visitou as comunidades e as capelas que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecendo os moradores de Itapeti, Sussuarana, Buriti Vermelho e Cariru. À noite, o Bispo presidiu a celebração Eucarística no Capão Seco e jantou com os fiéis.

No sábado (17/08), as atividades iniciaram às 08h30, com oração e visita dos missionários no Café Sem Troco, visita ao assentamento sem-terra, logo após na comunidade Quebradas dos Neres, aos índios Warão Coromoto, nas Quebradas dos Guimarães e almoço nas Irmãs. Na parte da tarde, o Bispo visitou enfermos no Jardim II e celebrou a Santa Missa na comunidade, além de visitar a comunidade Lamarão e presidir a Celebração Eucarística para os fiéis, onde finalizou a noite com o jantar.

No domingo, dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao céu, o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa visitou a comunidade e se reuniu com os agentes das pastorais, na Matriz Paroquial. Em seguida, celebrou a Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral Missionária, que foi concelebrada por Dom Ricardo, pelo Pároco da Paróquia, padre Luciano Ferri Pires, e pelo Vigário Paroquial, padre Cássio. Após a celebração, todos participaram de uma confraternização com os fiéis durante um almoço no CTG (Centro de Tradições Gaúchas).

“Maria canta que Deus olhou para a humildade de sua serva e, por isso, todas as gerações hão de chamá-la de bem-aventurada. Estamos aqui destacando a felicidade de Maria, porque Deus fez grandes coisas nela. Maria olha aquilo que Deus fez na história do seu povo no Antigo Testamento e ela vai cantando a grandeza da ação de Deus na história. Deus que foi manifestando a sua misericórdia de geração em geração. Deus que exaltou os humildes e tirou do trono os poderosos. Deus que manifesta a sua misericórdia desde Abraão até hoje, na vida de cada um de nós. É o amor misericordioso de Deus que Maria canta, pois tem a alma agradecida. É importante ter a alma agradecida, porque quando agradecemos, percebemos que tantas coisas nós recebemos como dom do amor misericordioso de Deus”, destacou o Cardeal durante a homilia.