Este ano, a encenação nas ruas da Via Sacra da Paróquia São José Operário terá como tema central “Vós sois todos irmãos e irmãs”, o mesmo tema abordado pela Campanha da Fraternidade 2024, a partir da Encíclica Fratelli Tutti (2020) do Papa Francisco, visando um mundo mais sensível, capaz de dialogar e respeitar o próximo.
A primeira apresentação realizada na Paróquia São José Operário foi em 1997, desde então, a Via Sacra só não foi realizada nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de COVID-19.
Todos os anos, a encenação da Via Sacra é custeada com ações próprias do grupo de teatro Divina Revelação, que conta com cerca de 60 colaboradores diretos e indiretos, que realizam rifas, almoços, bazares e doações.
“A gente busca mostrar um pouco do que Jesus passou por nós, mesmo que não represente 1%. Graças a Deus, a paróquia e os padres sempre abraçam esse projeto, que acontece há mais de 20 anos e tem tudo para continuar crescendo. Sempre fico muito feliz de ver muita gente de fora e de longe vindo presenciar a encenação”, explica Fran Tabosa, coordenador da Via Sacra.
Com base na estimativa da Polícia Militar, todos os anos cerca de 3 a 4 mil espectadores passam pelo local da apresentação, que é realizada em todo o setor Q da Ceilândia.
“São muitos os testemunhos de conversão e graças alcançadas por meio da apresentação. É um desafio muito grande. Passamos por muitas provações durante essa época do ano e busco, principalmente durante a Quaresma, me recolher em oração e jejum. Após o Domingo de Ramos, minha vida e orações são focadas inteiramente na Semana Santa e no mistério que acontece nesse tempo em nossa Igreja”, relata Francivaldo, ator que faz o papel de Jesus pela quarta vez.