Pastoral Arquidiocesana da Sobriedade realiza formação de novos agentes

Em parceria com a Coordenação Regional Centro-Oeste da Pastoral da Sobriedade, a equipe Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade promoveu um curso de capacitação para novos agentes, realizado nos dias 24 e 25 de agosto de 2024, na Paróquia Militar do Espírito Santo, Capelania do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, localizada na Asa Sul.

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da dependência química, auxiliando as pessoas que desejam largar o vício. Através de reuniões semanais, implantadas nas Paróquias ou Comunidades Terapêuticas, onde se propõe um Programa de Vida Nova que leva à conversão.

“Este evento foi um grande sucesso, com a participação e conclusão de 53 pessoas, todas comprometidas com a missão da Pastoral. O curso teve como objetivo capacitar novos agentes para que possam atuar de forma efetiva e consciente na promoção da sobriedade, apoiando pessoas em situação de dependência química e suas famílias”, explica Thiago Aguiar, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade.

Essa pastoral tem como missão promover a recuperação integral das pessoas afetadas pelo vício, abrangendo não apenas o aspecto físico, mas também o espiritual, emocional e social. A Pastoral da Sobriedade oferece um espaço acolhedor para que os participantes possam compartilhar suas experiências, encontrar apoio mútuo e refletir sobre sua jornada de recuperação. A Pastoral trabalha com os “12 Passos da Sobriedade”, que são inspirados em princípios cristãos e em programas de recuperação já existentes. Esses passos visam ajudar os participantes a alcançar a sobriedade por meio da oração, do perdão, do trabalho, da partilha e da vivência comunitária.

Além dos encontros, a Pastoral da Sobriedade também realiza campanhas de conscientização, formações, palestras e eventos para sensibilizar a comunidade sobre a importância de uma vida sóbria e saudável. Os voluntários que atuam na Pastoral são capacitados para oferecer um apoio integral, sempre respeitando a dignidade de cada pessoa e incentivando a busca por um novo sentido de vida.