A jornalista Gisele Oliveira entrevistou Máximo Villar, membro da Comissão Arquidiocesana da Festa de Nossa Senhora Aparecida, que compartilhou sua experiência de anos na organização deste grande evento de fé.
Neste ano, a Arquidiocese de Brasília promove a 26ª edição da festa, que é um marco no calendário religioso da capital desde 1996. A celebração, que começará às 9h, deve atrair cerca de 50 mil fiéis ao longo do dia. A programação inclui a Santa Missa dedicada às crianças, presidida pelo Padre Rafael Santos, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde. Além da Celebração Eucarística, haverá diversão para as crianças, com barracas de alimentação, brinquedos infláveis e sorteios organizados por paróquias do Distrito Federal no período da manhã.
A partir das 14h, os fiéis poderão acompanhar a oração do Santo Rosário, conduzida por Frei Flávio Freitas e Irmã Adriana Barra, com a oportunidade de receber o Sacramento da Reconciliação nas tendas montadas especialmente para confissões, com o apoio de 50 sacerdotes.
Um dos momentos mais aguardados será a Santa Missa Solene em honra à Padroeira do Brasil, de Brasília e da Arquidiocese de Brasília, que será presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa, às 17h. Após a Santa Missa, a tradicional procissão luminosa percorrerá o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios, abençoando os fiéis, especialmente enfermos, famílias e governantes.
Fiéis de várias regiões do país, autoridades e representantes dos três poderes devem marcar presença na celebração, que contará com cobertura ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese, pela Rádio Arquidiocesana Nova Aliança, e também pela TV e Rádio Canção Nova. As autoridades locais providenciarão o bloqueio de algumas faixas de trânsito para garantir a segurança de todos os participantes.
Confira o programa: