Perfil Católico tem edição especial em homenagem ao Dia dos Professores sobre a Educação Católica no Brasil

A terceira edição do Programa Perfil Católico da Arquidiocese de Brasília, divulgada nesta sexta-feira (20/10), traz uma reflexão sobre o cenário da Educação Católica no país.

A entrevistada desta semana foi a Irmã Adair Aparecida Sberga, Diretora Vice-Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), que falou sobre os desafios da educação no Brasil e a riqueza das escolas católicas, que destacam a formação integral dos estudantes, promovendo ricos diálogos e reflexões, sempre alinhando a fé e a razão na didática escolar.

“A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil é a única e legítima representante da Educação Católica no país, sendo referência no importante papel de prestação de serviços a centenas de associadas e milhares de unidades de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento da educação e da gestão, como um elo fundamental na representação política da educação católica. A ANEC é uma associação de direito privado, constituída por pessoas jurídicas, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e de assistência social, ligada à Educação Católica no Brasil e reunida em comunhão de princípios com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)”, explica Irmã Adair Aparecida Sberga.

Segundo dados da ANEC, as instituições de ensino católicas do país estão presentes em 900 municípios brasileiros, com 89 Instituições de ensino superior, 1.100 escolas, 180 obras sociais e 18 hospitais. São aproximadamente 1,5 milhões de alunos e 110 mil profissionais envolvidos na área educacional Católica no Brasil.