Primeira reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano de 2025 é realizada na Cúria Metropolitana

A Carta Pastoral do Cardeal Paulo Cezar Costa sobre o Ano Jubilar foi um dos destaques do encontro

Neste sábado (15), ocorreu a primeira reunião de 2025 do Conselho Pastoral Arquidiocesano (CPA), no Auditório Cardeal Freire Falcão, na Cúria Metropolitana de Brasília. Na ocasião, coordenadores de pastorais, movimentos e serviços da Arquidiocese puderam se reunir para um momento de comunhão pastoral.

O Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, iniciou a reunião com um momento de lectio divina, uma breve reflexão sobre o Evangelho do dia (Mt 5,43-48), que traz a mensagem: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” Em seguida, Dom Paulo ofereceu uma pequena formação com a Carta Pastoral “Peregrinos da Esperança”, que trata sobre o Ano Jubilar. Na oportunidade, ele incentivou os presentes a trabalhar as temáticas abordadas no documento nas suas realidades.

A Carta, de 27 páginas e escrita pelo próprio Arcebispo, está dividida em três capítulos: 1. Peregrinos da Esperança; 2. Uma Igreja Peregrina e Portadora de Esperança; 3. Uma Esperança que Irradia. Dentro do conteúdo, Dom Paulo também propõe sete iniciativas práticas para que os fiéis possam vivenciar a fé com esperança. Para ter acesso à Carta Pastoral na íntegra, clique aqui.

Ainda com a temática do Ano Jubilar, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Agenor Vieira, destacou o calendário das celebrações e a importância da participação da comunidade. Também explicou que, de acordo com a Bula de proclamação do Jubileu, aqueles que não puderem ir a Roma para viver o Ano Santo poderão celebrá-lo nas Igrejas particulares. Por isso, as datas são distintas do calendário oficial do Vaticano.

Na Arquidiocese de Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a Basílica Santuário São Francisco de Assis são as Igrejas Jubilares. Durante todo o Ano Santo, elas têm o papel de acolher os peregrinos em busca de um caminho de fé e renovação espiritual. Assuntos sobre a atualização de informações pastorais e a Assembleia Arquidiocesana também foram tratados.

Estiveram presentes na reunião os Bispos Auxiliares: Dom Denilson, Dom Vicente e Dom Antonio; o Vice-Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Thaisson Santarém; e a Secretária do Setor Pastoral da Arquidiocese de Brasília, Fernanda Alcântara.