Sacerdotes da Arquidiocese de Brasília celebram Jubileu dos Missionários da Misericórdia em Roma

O ministério particular foi instituído pelo Papa Francisco por ocasião do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com a Bula de Proclamação em 2015.

De 28 a 30 de março, é celebrado em Roma o Jubileu dos Missionários da Misericórdia! A Arquidiocese de Brasília tem três sacerdotes missionários instituídos pelo Papa que estão presentes na celebração:

  • Padre Reinaldo Campelo dos Santos Neto, que atualmente serve em Roma no Dicastério para a Evangelização
  • Padre João Ignácio Perius, Reitor do Santuário Arquidiocesano Menino Jesus (Brazlândia)
  • Padre Adriano Scarparo (Colaborador da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Além deles, também está o Frei Flávio Freitas Amorim, reitor da Basílica Santuário São Francisco de Assis, que faz parte do grupo de apenas seis Frades Menores Conventuais Missionários da Misericórdia em todo o mundo

Eles são sacerdotes a quem o Papa Francisco concedeu a faculdade de absolver pecados que são reservados à Sé Apostólica. Eles têm a missão especial de anunciar e vivenciar a misericórdia de Deus. São sacerdotes indicados das várias dioceses do mundo, com suas capacidades pastorais e espirituais, confessores humildes capazes de perdoar a quem se aproxima e pede o Sacramento da Penitência. Mais de 500 padres do mundo inteiro estão no Jubileu dos Missionários da Misericórdia. O ministério particular foi instituído pelo Papa Francisco por ocasião do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, com a Bula de Proclamação em 2015. De acordo com o Vaticano, até o momento, há 1.258 sacerdotes instituídos no mundo inteiro.

Os prebíteros de Brasília também estiveram com Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, departamento que compõe a Cúria Romana.

Na manhã deste sábado (29), o Papa Francisco enviou uma mensagem para os sacerdotes que estão em Roma. No texto, o Santo Padre expressou aos Missionários da Misericórdia “sua gratidão e o seu encorajamento” pelo testemunho do “rosto paterno de Deus, infinitamente grande no amor, que chama todos à conversão e nos renova sempre com o seu perdão”. Ainda na manhã deste sábado, os Missionários puderam vivenciar a peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro. Em seguida, eles se reuniram para a oração do Terço na Gruta de Lourdes, nos Jardins Vaticanos. O evento jubilar será concluído no domingo, 30 de março, com a celebração da Missa, presidida por Dom Fisichella, na Basílica de Sant’Andrea della Valle, no centro de Roma, às 10h.