Nesta quarta-feira (19), a Igreja Católica celebra a solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria. Conhecido por ser um homem justo, da descendência de Davi, ele confiou nos desígnios do Senhor, tornou-se pai de Jesus e é, hoje, o Patrono da Igreja. Para marcar a data, o arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, celebrou a Santa Missa no Seminário Propedêutico São José, acompanhado do Bispo Emérito de Taranto (Itália), Dom Felippo Santoro. Também concelebraram o reitor do seminário, padre Osmar Panis, o vice-reitor, padre Luciano Mattar, e outros sacerdotes da Arquidiocese de Brasília.
Durante a homilia, Dom Paulo ressaltou que São José é o guardião da Sagrada Família e tem um papel único na história da salvação. “Ao assumir a paternidade do Filho de Deus, de certa forma, ele se torna um grande protetor da Igreja. Tem essa missão de fé. Olhemos para a vida deste grande santo, que o Evangelho descreve como um homem justo. Somos chamados a trilhar com beleza este caminho da fé, que José percorreu, com abertura de coração”, apontou.
Para o padre Osmar, o Esposo de Maria não é somente o Patrono da Igreja, mas também um modelo para todo pai e, especialmente, para os padres. As virtudes e a entrega a Deus são exemplos para a vida dos sacerdotes e para a formação dos seminaristas. “Para melhor servir a Deus e à Igreja, pedimos a sua intercessão para que, em tudo, possamos fazer a vontade do Senhor”, disse.

Celebrações
Na Arquidiocese de Brasília, diversas paróquias que têm São José como padroeiro prepararam uma programação especial para a comunidade. Na Paróquia São José Operário, localizada na 604 Norte, por exemplo, houve sete celebrações ao longo do dia, conduzidas por diferentes sacerdotes convidados.
As celebrações começaram logo cedo, às 6h30, com a missa presidida pelo pároco, padre Ricardo Ferreira. Ao longo do dia, diversos sacerdotes participaram das celebrações, entre eles padre Rafael Santos, Vigário Episcopal e Reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde, às 8h; padre Vagner Apolinário, Coordenador do Setor III e pároco da Paróquia do Verbo Divino, às 10h; o Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Vicente Tavares, padre Rodrigo e padre Ricardo, às 12h; padre Wedson Chartuni, da Comunidade Canção Nova, às 15h; padre Thiago (Redentorista), Diácono Eduardo, padre Getúlio e padre Ricardo, às 18h. Para encerrar o dia festivo, o Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Antônio Aparecido, presidiu a missa solene das 20h.
Já em Taguatinga Norte, após vários dias de preparação para a festa do Padroeiro, a Paróquia São José teve a celebração presidida pelo Arcebispo do Ordinariado Militar, Marcony Vinícius Ferreira. A celebração foi seguida de uma quermesse, para comemorar a data com a comunidade. Durante o dia, Dom Antônio e Dom Vicente também celebraram na Paróquia São José do Lúcio Costa.