Celebramos com alegria a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as duas grandes colunas da Igreja. Ambos percorreram caminhos diferentes, mas manifestaram o mesmo amor para com Jesus Cristo. Pedro foi chamado por Jesus às margens do mar da Galileia, foi discípulo do Senhor, foi com ele até a Paixão, onde o traiu, mas, depois da ressurreição, manifestou o seu amor para com Jesus e o Senhor lhe confirmou a missão. Paulo se encontrou com Jesus no caminho de Damasco, se tornou o grande evangelizador que fez que o Evangelho saísse de Antioquia e chegasse até o centro do mundo de então, Roma, onde ambos morreram mártires.
No Evangelho (Mt 16,13-19) encontramos Jesus que pergunta aos discípulos: “Quem dizeis que eu sou?”. Em nome dos Doze, Pedro professa a fé que sustenta a Igreja de todos os tempos: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Essa fé não nasce apenas da inteligência humana, mas é dom de Deus. Sobre essa fé, Cristo edifica a sua Igreja, confiando a Pedro a missão de confirmar os irmãos e de servir à unidade do povo de Deus.
Na segunda leitura (2Tm 4,6-8.17-18), encontramos São Paulo abrindo no final da sua vida o coração num testemunho profundo que expressa uma vida doada, desgastada por amor a Jesus Cristo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”. O Apóstolo reconhece que, em todos os momentos, foi sustentado pelo Senhor, que lhe deu forças para anunciar o Evangelho até os confins do mundo conhecido.
Pedro e Paulo nos ensinam a centralidade e a firmeza da fé, mas uma fé que se torna frutífera, que se expressa em obras, principalmente em evangelização e missão. Pedro, logo após a vinda do Espírito, nós o encontramos pregando, anunciando Jesus Cristo destemidamente. É a ele que o Senhor revela que o Evangelho é também para os pagãos (At 10,1-33). Pedro nos recorda que a Igreja está fundada em Cristo e sustentada pela fé apostólica. Paulo nos impulsiona a sair ao encontro de todos para anunciar a Boa-Nova da salvação. Juntos, mostram-nos que a Igreja é, ao mesmo tempo, comunhão e missão.
Hoje, somos chamados a renovar a profissão de fé de Pedro e a coragem missionária de Paulo. Cada batizado deve perguntar-se diariamente: quem é Jesus para mim? E, uma vez encontrado o Senhor, deve testemunhá-lo com a própria vida, na família, no ambiente de trabalho, na comunidade e em toda a sociedade. Santo Agostinho, ao falar dos dois Apóstolos, afirma que, embora tenham sofrido o martírio em dias diferentes, “eram um só no amor, uma só a sua fé e uma só a sua missão”. Também nós somos chamados a viver esta unidade que nasce do encontro com Cristo e se manifesta no serviço aos irmãos. Esses dois apóstolos nos indicam o caminho de uma Igreja que vive do mistério do Senhor (mistagogia), que expressa na vida e nos relacionamentos a centralidade da caridade e da comunhão (sinodalidade) e que testemunha Jesus Cristo com beleza e com paresia (missão).
Que São Pedro fortaleça nossa fé e nossa comunhão com a Igreja. Que São Paulo reacenda em nós o entusiasmo missionário.
Arcebispo de Brasília
Cardeal Paulo Cezar Costa