O Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, celebrou nesta sexta-feira (28) a posse canônica do novo reitor do Seminário Propedêutico São José, Padre Osmar Panis, e do vice-reitor, Padre Luciano Mattar. A Santa Missa foi concelebrada pelo reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Pe. Carlos Costa, e pelo administrador da Cúria Metropolitana de Brasília, Pe. André Marinho.
Início da formação
O Ano Propedêutico é uma etapa inicial e fundamental na formação dos candidatos ao sacerdócio. Instituído como uma resposta às necessidades contemporâneas da Igreja, ele visa proporcionar uma preparação humana, espiritual, intelectual e comunitária antes do ingresso no Seminário Maior. Esse período é recomendado pelo Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento da Santa Sé que estabelece as diretrizes universais para a formação dos futuros sacerdotes.

De acordo com este docuemnto, o Ano Propedêutico é um tempo “para discernir e amadurecer a vocação”, o que permite que os candidatos adquiram uma base sólida antes de iniciar os estudos filosóficos e teológicos. Essa etapa foi enfatizada pelo Concílio Vaticano II e reforçada por São João Paulo II na Pastores Dabo Vobis (1992), que destaca a importância de uma formação integral desde o início do caminho vocacional.
“O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria. O objetivo principal consiste em assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. Este é um tempo propício para um conhecimento inicial e sumário da doutrina cristã, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, e para o desenvolvimento da dinâmica do dom de si na experiência paroquial e caritativa.” (Ratio, 2016, n. 59).