Seminaristas Arquidiocesanos são admitidos como candidatos às Ordens Sacras

Esse é um rito prescrito pela Igreja como mais um passo na caminhada vocacional, em que o candidato manifesta, publicamente, o desejo de receber o Sacramento da Ordem.

Nessa segunda-feira (17), ocorreu no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília – Nossa Senhora de Fátima a admissão de dois seminaristas como candidatos às Ordens Sacras. Hélcio José Ferreira Gomes Júnior e Luiz Felipe Muniz dos Santos, do 1º ano de Teologia (Configuração), deram um importante passo na caminhada vocacional em uma solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Antônio Aparecido de Marcos Filho, Bispo Auxiliar de Brasília, e concelebração de sarcerdotes do clero arquidiocesano.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato e ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Sagrada Ordem, passando, assim, a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.”

Assim, a Admissão é o momento no qual a Igreja, representada pelo Bispo, acolhe o seminarista como candidato aos ministérios diaconal e presbiteral. A Igreja responde, por meio da bênção conferida durante o rito, confirmando-o em sua decisão, com as seguintes palavras: “Ouvi, Senhor, as nossas súplicas, e abençoai + com amor paterno este vosso filho que deseja dedicar-se a vós e servir ao vosso povo no ministério sagrado, a fim de que persevere em sua vocação e, unindo-se ao Cristo sacerdote com sincero amor, possa receber dignamente a missão apostólica. Por Cristo, Nosso Senhor.”

Tal ato marca de forma significativa o processo formativo de um seminarista, pois é mais um passo dado na caminhada de discernimento vocacional rumo ao sacerdócio, o que confere um reconhecimento oficial da sua vocação. A Admissão, portanto, é um compromisso que impulsiona os seminaristas a aprofundarem o seu processo de discernimento vocacional, intensificando a vida de oração, os estudos e as atividades pastorais, sempre buscando configurar-se a Cristo, Bom Pastor.

Com alegria e esperança, pedimos a intercessão da gloriosa sempre Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Seminário, por esses dois jovens e por todos aqueles que se preparam para servir a Deus e à Igreja.

Com informações e fotos do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília – Nossa Senhora de Fátima