Simpósio sobre laicidade do Estado e a Liberdade Religiosa, em setembro

CNBB promove Simpósio sobre laicidade do Estado e a Liberdade Religiosa, em setembro, em Brasília. Inscrições abertas.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para o Acordo Brasil Santa-Sé, realiza de 17 a 19 de setembro, no Colégio Madre Carmen Sallés, em Brasília (DF), um Simpósio sobre a Laicidade do Estado e a Liberdade Religiosa. Um dos conferencistas é o cardeal Lorenzo Baldisseri, membro das Congregações das Causas dos Santos; para os Bispos, para a Evangelização dos Povos; além de Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O Simpósio celebra os 15 anos do Acordo Brasil Santa-Sé, documento que dá amparo aos direitos essenciais ao desenvolvimento da missão da Igreja Católica no Brasil. O texto foi assinado em 13 de novembro em 2008, na Cidade do Vaticano.  Este instrumento jurídico é um dos mais importantes marcos nas relações entre Igreja e Estado no Brasil e é fruto de mais de uma década de diálogos e negociações entre a autoridade eclesiástica e o governo brasileiro.

Para o arcebispo de São Paulo e membro da Comissão para Episcopal para o Acordo Brasil Santa-Sé, dom Odilo Pedro Scherer, comemorar os 15 anos do Acordo é celebrar um momento de êxito importante para a Igreja no Brasil, pois foi través do Acordo que “se clareou e se definiu, sobretudo, a natureza jurídica da Igreja Católica no Brasil, da sociedade brasileira”.

Inscrições

Além do cardeal Lorenzo Baldisseri, participam como conferencistas do Simpósio o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silvaarcebi; o arcebispo de Brasília (DF), dom Paulo Cezar Costa. E os ministros do STF: José Francisco Rezek; Gilmar Mendes; Carmen Lúcia; Dias Toffoli e o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

O valor da inscrição é R$ 300,00, que corresponde à participação no Simpósio, coffee-breaks, kit do participante e certificado pelo Universidade de Brasília (UnB). Para quem desejar participar, é necessário fazer a inscrição (AQUI).

A Coordenação do evento disponibiliza, para quem desejar hospedagem, uma lista com sugestões de hotéis próximos ao evento. Reservas, negociações e pagamento deverão ser feitos diretamente com o estabelecimento escolhido.

Dúvidas sobre a inscrição podem ser consultadas com o Setor de Governança da CNBB: (61) 98155-6257.

Programação

Confira, abaixo, a programação completa do Simpósio:

Terça-feira, dia 17
Tema: Memória história do Acordo Brasil Santa-Sé
Conferencistas: Cardeal Lorenzo Baldisseri e Ministros José Francisco Rezek
Mediador: Dom Jaime Spengler

Quarta-feira, dia 18
Tema: A gênese do Estado Laico e as relações institucionais
Conferencistas: Ministro Paulo Gonet Branco e Ministro José Antônio Dias Toffoli
Mediador: Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha

Quinta-feira, dia 19
Tema: A Laicidade do Estado e a religião
Conferencistas: Cardeal Paulo Cezar Costa e Ministro Gilmar Ferreira Mendes
Mediador: Dom João Justino de Medeiros Silva

Com informações e imagem da CNBB