Sínodo 2021-2024: Apresentado Instrumentum Laboris da reunião

Nesta terça-feira (20/06), a Secretaria do Sínodo dos Bispos apresentou o documento que norteará as discussões do Sínodo dos Bispos que terá sua primeira etapa realizada em outubro deste ano.

Com cerca de 60 páginas a Secretaria do Sínodo dos Bispos apresentou, nesta terça-feira (20/06), o documento Instrumentum Laboris – Instrumento de trabalho – que será utilizado para nortear os trabalhos da reunião que acontecerá em duas etapas, sendo a primeira realizado em outubro de 2023 e a segundo em 2024.

A reunião acontecerá no Vaticano e contará com a participação de bispos de todo o mundo, alguns nomeados pelo Santo Padre Papa Francisco, e outros indicados pelas conferências episcopais dos continentes e diversos países. A novidade desta reunião será a participação de fiéis leigos e religiosos como votantes.

O Instrumentum Laboris para o Sínodo 2023-2024, que tem como tema a sinodalidade na Igreja, foi escrito a partir da contribuição das reuniões ocorridas em todas as dioceses do mundo que foram sintetizadas pelas conferências episcopais nacionais e, em seguida, condensados em documentos pelas conferências continentais. Nele, a experiência de escuta proposta pela Papa Francisco foi descrita em itens que serão objeto de estudo dos participantes que farão as reflexões para apresentar ao Santo Padre elementos que colaborem com o tema da sinodalidade. Usualmente, após a realização de um Sínodo o Papa escreve uma Exortação Apostólica Pós-sinodal que, com poder de magistério, norteia a vida pastoral da Igreja acerca daquela temática.

Para conferir a íntegra do documento, clique aqui.