Sobre
A história da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Ceilândia/Sul, é parte da história da própria cidade de Ceilândia, de seu povo e de suas dificuldades, e da luta dos Frades Capuchinhos, que já na década de 70 atuavam nas invasões e favelas de Brasília.
Devido ao crescimento descontrolado das invasões e favelas em Brasília, em 1970 foi criada a Campanha de Erradicação de Invasões – CEI, culminando na criação de uma nova cidade que recebeu o nome de Ceilândia – junção da sigla do projeto que levou à sua fundação, com a palavra de origem norte-americana “lândia”, que significa cidade .
Sua pedra fundamental foi apresentada onde hoje se encontra a Caixa D’água, adotada como símbolo da nova cidade.
A cidade, naquele momento, muito deficiente de serviços públicos como água, luz e transporte público, vivia à sorte das enxurradas e da poeira e era assistida pelos Frades Capuchinhos que através do serviço religioso e social estiveram sempre presentes lutando e apoiando as lutas da comunidade pelos seus direitos básicos e pelo seu crescimento.
A cidade que, originalmente, era composta por apenas dois setores, denominados QNM e QNN, teve com seu crescimento, a incorporação de vários outros, sendo hoje uma das maiores cidades satélites do Distrito Federal e uma de suas maiores economias.
Oito anos após a criação da nova cidade um terreno foi escolhido para comportar a nova capela da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, para atender a demanda da comunidade que já crescia.
No dia 20/08/1978, o Pároco da Glória, Frei Cirino, e algumas das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora visitaram o terreno onde a capela seria erguida. No mesmo ano foi construído ali um barraco onde por vários meses foram realizadas missas aos domingos e catequese
No dia 20 de julho de 1980 foi inaugurada a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a presença do Exmo. Sr. Bispo Dom Geraldo D’Avila (Im memorian), e Senhoras do Apostolado da Oração da Igrejinha de Fátima, que doaram a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, hoje em local de destaque em nossa paróquia.
Neste mesmo ano foi eleito seu primeiro conselho paroquial, formado por pessoas da comunidade que se doaram em favor da igreja e da comunidade e através de eventos promoveram as primeiras ampliações da igreja e a construção de um prédio para obras sociais anexo à mesma.
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve seu ato de fundação através do decreto 02/1991, da Mitra Arquidiocesana de Brasília, de 01 de janeiro de 1991, que a desmembrou da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, também na Ceilândia, da qual era capela, e a destinou, inicialmente, a serviço das comunidades das quadras QNN pares de 18 a 40.
Administrada pela ordem franciscana dos Franciscanos Capuchinhos do Brasil Central, a paróquia teve como primeiro pároco o Revmo. Frei João Pedro Vicenzi, nomeado pelo então Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom José Freire Falcão, conforme o Canon 519, ficando o Frei João à sua frente até o ano de 1994.
Atualmente a paróquia conta com duas capelas; a de Nossa Senhora Aparecida e a de Nossa Senhora de Guadalupe, e junto com elas serve a uma grande comunidade, muito participativa e cheia de fé, atuando através de seu atual pároco; o Frei Rubens Morais Gomes, vigários Frei Livino Bordignon e Frei Firmo, e o irmão consagrado Frei Henrique Arguilar Filho, e de suas pastorais e movimentos com os mesmos princípios sobre os quais foi fundada, – Evangelização e dignidade Humana
Mapa
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.