A Arquidiocese de Brasília celebra, com profunda alegria e ação de graças, os 15 anos de episcopado do Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo desta Igreja Particular. Mais do que uma data comemorativa, este jubileu é a memória viva de uma caminhada marcada pelo serviço generoso, pela entrega cotidiana e pelo testemunho de um pastor que desgasta a vida com alegria, em prol do Reino de Deus. Ao longo desses anos, Dom Paulo Cezar tem vivido o episcopado como verdadeira doação de si, assumindo com amor o cuidado do rebanho que o Senhor lhe confiou, em fidelidade ao Evangelho e em comunhão com a Igreja. Sua trajetória episcopal encontra plena expressão em seu lema: “Tudo suporto pelos eleitos” (Omnia Sustineo Propter Electos), sinal de uma vida oferecida, sustentada pela fé e pelo ardor missionário.

O Cardeal Paulo Cezar Costa é filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral. Nascido no dia 20 de julho de 1967, em Valença (RJ), desde cedo, sua trajetória esteve profundamente ligada à formação humana, intelectual e espiritual. Ordenado sacerdote em 1992. Com longa trajetória de estudos, exercendo seu Ministério Presbiteral, desempenhou importantes funções na Diocese de Valença, inclusive como coordenador pastoral e membro de conselhos diocesanos.
Entre 1996 e 2001, aprofundou sua formação acadêmica em Roma, onde cursou Mestrado e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, defendendo a tese Salvatoris Disciplina Dionísio de Roma e a Regula Fidei no Debate Teológico do III Século.
A sólida formação teológica marcou decisivamente sua missão. A partir de 2003, passou a integrar o corpo docente do Departamento de Teologia da PUC-Rio, onde exerceu diversas funções acadêmicas, entre elas a coordenação da graduação e da pós-graduação, além da direção do Departamento de Teologia (2007–2010). Seu serviço à Igreja se estendeu à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como perito da Comissão de Doutrina da Fé, contribuindo de modo significativo para o pensamento teológico e pastoral da Igreja no país.
Episcopado: um pastor para o povo de Deus

Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado Bispo Titular de Esco e Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011. Como Bispo auxiliar, exerceu a função de Vigário Geral, acompanhou vicariatos, a Universidade Católica e iniciativas culturais e de diálogo com a sociedade, além de colaborar de forma decisiva na organização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Dom Paulo Cezar presenteando o Papa Francisco com a imagem do Cristo Redentor durante a JMJ, ocorrida em julho de 2013 no Rio de Janeiro.
Em 22 de junho de 2016, foi transferido para a Diocese de São Carlos (SP), onde deu continuidade ao seu ministério pastoral e episcopal, sendo também membro do Conselho Permanente da CNBB até 2020.

Missa de Posse de Dom Paulo Cezar Costa na Diocese de São Carlos (SP).
Em outubro de 2020, Dom Paulo Cezar foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília, assumindo a missão de pastorear a Igreja particular da capital federal. Na CNBB, integra a Comissão para a Cultura e Educação e dirige, desde 2019, o INAPAZ, instituto responsável pelas análises de conjuntura eclesial. Desde 2020, é membro do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Celebração da Santa Missa de imposição do Pálio ao Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa,
na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
Cardeal da Igreja: comunhão e serviço
Em 27 de agosto de 2022, foi criado Cardeal-presbítero, com o título de São Bonifácio e Santo Aleixo, pelo Papa Francisco. Na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023, foi eleito representante da Conferência Episcopal no CELAM.

Dom Paulo Cezar foi criado Cardeal-presbítero, com o título de São Bonifácio e Santo Aleixo, pelo Papa Francisco. (foto do Vatican News)
“Tudo suporto pelos eleitos”: um lema, uma vida

Dom Paulo Cezar saudando os fiéis ao final da Santa Missa de sua Ordenação Episcopal.
O lema episcopal “Omnia Sustineo Propter Electos” é inspirado na Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, verdadeiro testamento espiritual do Apóstolo. Nele, São Paulo expressa sua total identificação com Cristo, que amou os seus até o fim. Ao assumir esse lema, Dom Paulo Cezar afirma sua disposição de suportar tudo por aqueles que o Senhor lhe confia, vivendo o episcopado como doação, fidelidade e serviço.
O brasão episcopal do Cardeal Paulo Cezar Costa é rico em simbolismos e está dividido em três campos, que expressam os três múnus do episcopado: Governar, Ensinar e Santificar.

Neste percurso de serviço à Igreja, este jubileu é marcado também por um acontecimento histórico: o Cardeal Paulo Cezar Costa participou, pela primeira vez, de um Conclave, integrando o colégio de cardeais reunido para a eleição do Papa Leão XIV, experiência que reforça sua comunhão com a Igreja universal e sua corresponsabilidade no discernimento e no governo do Povo de Deus.

O Cardeal Paulo Cezar Costa durante audiência privada com o Papa Leão XIV em setembro de 2025.
Ao celebrar seus 15 anos de episcopado, a Arquidiocese de Brasília rende graças a Deus pela vida e pelo ministério do Cardeal Paulo Cezar Costa, pastor segundo o coração de Cristo, que, fiel ao seu lema, segue sustentando tudo pelos eleitos, servindo à Igreja com sabedoria, proximidade e amor. Neste dia especial, todos os arquidiocesanos são convidados a intensificar suas orações pelo nosso bom pastor, para que Deus o sustente em sua missão à frente da Arquidiocese de Brasília.