14º Muticom reúne comunicadores de todo o Brasil para refletir sobre comunicação e ecologia integral

A Arquidiocese de Manaus (AM) sediou, de 25 a 28 de stembro, o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), evento que reuniu cerca de 400 comunicadores de todo o país no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”, o encontro promoveu uma profunda reflexão sobre a comunicação como ferramenta de transformação social e sobre o compromisso da Igreja com a Casa Comum.

A Santa Missa de abertura foi presidida pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, e concelebrada por dezenas de Bispos e padres. A celebração, marcada por símbolos e elementos amazônicos, expressou a união entre fé, cultura e cuidado com a criação.

Durante a homilia, Dom Leonardo lembrou que Deus é o fundamento da comunicação: “O grande comunicador nos enviou um comunicador. Ele é o comunicador do Reino de Deus, do amor de Deus. Toda criatura é comunicação de Deus”. O Cardeal destacou que a ecologia integral propõe uma nova relação com a criação: “Tudo foi transfigurado em Cristo. Deus também se comunica através das criaturas”.

O Bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro, ressaltou o papel do Muticom como espaço de diálogo com a sociedade, universidades e profissionais de comunicação. “Que possamos levar ideias e transformações iluminadas pelo Evangelho para melhorar a qualidade de vida da Amazônia e do país”, afirmou.

O presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, enviou mensagem em vídeo reforçando o compromisso dos comunicadores: “Deus é comunicação. Que sejamos comunicadores da boa nova, transformando a realidade segundo os critérios do Evangelho para que todos tenham vida em abundância”.

Na abertura, Dom Leonardo motivou os participantes a debaterem com liberdade e profundidade, relacionando a transformação social à busca pelo Reino de Deus e por uma vida mais plena. “Que nossas discussões sejam sem medo, com liberdade, para sermos presença do Evangelho em nossa realidade”, disse.

O segundo dia do encontro foi marcado por painéis e oficinas temáticas. O painel “Comunicação e Ecologia Integral” abordou o papel da comunicação na conscientização sobre a preservação ambiental. O pesquisador Gilvan Sampaio, do INPE, alertou para os efeitos de eventos climáticos extremos, como secas severas e chuvas intensas, que geram impactos sociais e ecológicos no país.

Entre as oficinas realizadas, destacou-se “Narrativas Transmidiáticas e Storytelling: comunicação para a Ecologia Integral”, conduzida pelo assessor de comunicação da CNBB, Padre Arnaldo Rodrigues, e pelo social media Paulo Augusto Cruz.

Padre Arnaldo ressaltou a importância da emoção nas narrativas: “Uma história precisa gerar emoção; identificação é fundamental para provocar reações e engajamento”. Paulo Augusto apresentou a Campanha da Fraternidade 2025 como exemplo de educomunicação, mostrando que a ecologia integral é um tema histórico na Igreja.

Com foto e informações da CNBB.