Cardeal Dom Paulo Cezar Costa celebra Santa Missa pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira (15/05), o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, presidiu a Santa Missa em intenção das vítimas e dos necessitados do Estado do Rio Grande do Sul, que foi concelebrada pelo Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

 

 

Muitos fiéis e os membros do Grupo de Países da América Latina e Caribe (GRULAC), um dos cinco Grupos Regionais das Nações Unidas, composto por 33 Países-membros da América Central e do Sul, além de algumas ilhas das Índias Ocidentais, se reuniram para intercederem a Deus pelas vítimas das cidades do Rio Grande do Sul que foram atingidas pelas enchentes.

“Queremos manifestar a nossa solidariedade às pessoas que estão sofrendo e pedimos que o Senhor vá ao encontro de toda a população do Rio Grande do Sul. Em tantos momentos, o ser humano se depara com a sua incapacidade diante dos fenômenos da natureza. Especialmente nestas situações, precisamos recorrer ao Senhor da história, em uma atitude de unidade, para pedirmos que Ele venha nos socorrer em nossa incapacidade, que Ele venha ao encontro daqueles que estão sofrendo e perderam tudo. Existe um grande risco de essas pessoas perderem a esperança e a capacidade de olhar para o amanhã. Então, estamos aqui, como homens e mulheres de fé, pedindo ao Senhor que olhe pelos nossos irmãos que estão sofrendo e que Ele continue a suscitar a solidariedade nos corações das pessoas, para que ajudem os mais necessitados”, destacou Dom Paulo Cezar durante a homilia.

O Cardeal salientou a importância de toda a população, independentemente da nacionalidade, se unir em prol daqueles que estão passando por momentos tão difíceis diante da tragédia ocorrida no Sul do Brasil. “Estamos aqui não só como povo brasileiro, mas como Embaixadores, representantes de tantas partes do mundo, principalmente da América Latina e do Caribe, em uma atitude de profunda solidariedade. Percebemos a dor e o sofrimento do outro e queremos ir ao encontro dos que sofrem com a nossa oração e com a nossa ajuda concreta”, ressaltou.

O secretário-executivo do Escritório de Representação do Rio Grande do Sul em Brasília (EBSB), Henrique Pires, participou da Celebração Eucarística e agradeceu a todos pelas orações e pelas doações que estão auxiliando neste momento tão desafiador.  

“Quero expressar a minha gratidão pelas orações e pelo trabalho dos voluntários, que buscam mitigar o sofrimento dessas pessoas que foram atingidas nesse desastre climático. Felizmente, com essa força extraordinária de solidariedade que surgiu no país, nós conseguimos resgatar 76.588 pessoas e 11.427 animais. Em uma situação de desastre, nós temos três fases: a primeira que é a do resgate, a segunda que é a dramática, quando as águas começam a abaixar e as pessoas voltam para casa e não encontram seus pertences e seus entes queridos, sendo um momento realmente muito difícil, e a terceira que é da reconstrução. Nesta Santa Missa rezamos pelos que faleceram, rezamos pelos impactados e pedimos a Deus que Ele nos dê forças para enfrentarmos o processo de reconstrução, que vai precisar da colaboração de todos nós”, afirmou o Sr. Henrique Pires.

Representando os membros do Grupo de Países da América Latina e Caribe (GRULAC), o Embaixador do Equador, Sr. Carlos Alberto Velastegui, salientou que “nesses momentos de sofrimento e graves dificuldades, queremos lembrar aos gaúchos que não estão sozinhos. Nós estamos unidos em solidariedade, fé e amor. Nossos corações estão com aqueles que perderam, lamentavelmente, seus entes queridos e seus lares nesta tragédia. Pedimos a Deus para que encontrem consolo na solidariedade e na compaixão. Desejamos-lhes a força e a esperança necessária para a imensa tarefa de reconstrução de suas comunidades e de suas próprias vidas. Que o Senhor abençoe e proteja a todos os afetados pelas inundações e nos conceda força e sabedoria para sermos instrumentos de seu amor e compaixão no mundo”, finalizou.