Arquidiocese de Brasília participa do Encontro Regional de Assessores Eclesiásticos do Setor Juventude

A Arquidiocese de Brasília marcou presença no Encontro Regional de Assessores Eclesiásticos do Setor Juventude das Dioceses e Arquidioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB, realizado em Goiânia (GO), nos dias 03 e 04 de junho.

A Arquidiocese de Brasília participou do evento sendo representada por Dom Denilson Geraldo, SAC, Bispo da Arquidiocese de Brasília e referencial do Regional para a Juventude, e pelo Padre Silas César, Assessor Eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese de Brasília e Coordenador da Juventude no Regional.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de nove Dioceses e Arquidioceses. Dom Denilson destacou que o Setor Juventude precisa dar atenção especial ao aspecto missionário, pois os jovens têm potencial promissor para o anúncio do Evangelho.

“Há um grande ganho para as paróquias e para as Dioceses quando os jovens se abrem para a missão, pois quando o jovem vai para a missão, isso marca a sua vida. Então, nós nunca podemos deixar de lado esse aspecto. O Papa Francisco insiste com todos nós por uma Igreja em saída, missionária. Isso é fundamental também para a juventude”, enfatizou o Bispo.

Coordenador da Juventude do Regional e Assessor Eclesiástico do Setor Juventude na Arquidiocese de Brasília, Padre Silas César, apresentou aos assessores os meios que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de sua Comissão para a Juventude, tem disponibilizado para a organização do Setor Juventude nas Dioceses e Arquidioceses. Nos próximos meses, o objetivo será fortalecer o Setor Juventude nas Dioceses e Arquidioceses em que ele já existe, além de estruturar nas que ainda não possuem esse trabalho com a juventude.

Durante o encontro, Dom Denilson também ressaltou a necessidade de um olhar especial dos responsáveis pela juventude para o viés educacional, enfatizando que seja uma Pastoral que atue em conjunto com a Pastoral da Educação. Além disso, o Bispo recordou a importância da ação com as famílias e de como a efetividade desse esforço contribui para a evangelização e para o desenvolvimento dos jovens.