Os entrevistados, Padre Thaisson Santarém, Assessor Eclesiástico do programa, e Fernanda Alcântara, Coordenadora Arquidiocesana do Programa, conversaram com a jornalista Gisele Oliveira sobre a importância desse trabalho na capital federal.
“O Programa Não Temas, Maria! traz esperança para as mulheres que sofrem violência. Queremos que elas saibam que não estão sozinhas e que a Igreja está aqui para acolher e proteger. O acolhimento é o primeiro passo para a cura. Queremos oferecer às mulheres um espaço seguro, para que elas possam contar suas histórias e receber o apoio necessário. A Igreja, inspirada no exemplo de Maria, tem o dever de proteger e defender a vida de todas as mulheres. Então, o Programa Não Temas, Maria! é uma iniciativa concreta desse compromisso”, destaca o padre Thaisson Santarém.
O Distrito Federal enfrenta um cenário alarmante de violência contra a mulher, com casos que vão desde agressões físicas e psicológicas até o feminicídio. Diante desse contexto, o Programa Não Temas, Maria! se torna ainda mais crucial, oferecendo apoio e orientação às vítimas.
“A violência contra a mulher é um problema social que afeta a todos, inclusive as crianças que presenciam esse cenário de conflitos. É preciso quebrar o silêncio e denunciar qualquer tipo de agressão. Uma das principais metas do Programa é que ele seja implementado em todas as Paróquias da Arquidiocese de Brasília, levando a mensagem de esperança e proteção a um número cada vez maior de mulheres. Queremos criar uma rede de apoio sólida, onde cada mulher se sinta segura para buscar ajuda”, salienta Fernanda Alcântara.
Para saber mais sobre o Programa Não Temas, Maria! e acompanhar a entrevista completa, assista o episódio completo no vídeo abaixo: