CNBB e instituições católicas discutem renovação de acordo em defesa das crianças e adolescentes

Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, reuniu-se na última segunda-feira (15/09), com representantes da União Marista do Brasil para tratar da renovação do Acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros – Mesa Bice Brasil 2025-2030.

O encontro contou com a presença do irmão José Aderlan Brandão Nascimento, coordenador da área Identidade, Missão e Vocação, e de Francine Junqueira, assessora da mesma área.

A Mesa Bice Brasil é uma rede composta por 14 organismos católicos que, desde 2015, se dedicam à promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes no país. A CNBB é uma das entidades signatárias e, ao lado das demais organizações, busca garantir que a infância e a juventude recebam atenção integral, proteção contra violações e oportunidades de desenvolvimento humano e espiritual.

Além da CNBB, assinam o acordo a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, o Bureau International Catholique de l’Enfance (BICE), a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Congregação Agostiniana Missionária de Assistência e Educação, a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Instituto Migrações e Direitos Humanos, a Pastoral da Criança, a Pastoral do Menor, a Rede Jesuíta Brasil, a Rede La Salle, a União Brasileira de Educação Católica e a União Marista do Brasil.

O documento, cuja renovação é debatida para vigorar no período de 2025 a 2030, reafirma o compromisso da Igreja e de suas instituições parceiras com a defesa da vida e da dignidade das crianças e adolescentes brasileiros, em consonância com a missão evangelizadora e a Doutrina Social da Igreja.

Com informações e foto da CNBB.