Jubileu dos Catequistas reúne delegações do Brasil e de Portugal em Roma

A programação oficial do Jubileu dos Catequistas tem início nesta sexta-feira (26/09), em Roma, mas a capital italiana já recebe centenas de participantes vindos de países lusófonos.

Do Brasil, são 228 catequistas confirmados, enquanto Portugal conta com uma delegação de 40 pessoas. O encontro, que se estende até domingo (28), terá momentos marcantes com o Papa Leão XIV e transmissões ao vivo com comentários em português pelos canais do Vatican News.

O jubileu, que chega no nono mês do Ano Santo, é dedicado aos catequistas, formadores espirituais e famílias, e propõe três dias intensos de atividades. Além da peregrinação e passagem pela Porta Santa, o programa inclui dois encontros com o Santo Padre: a audiência jubilar no sábado (27) e a Santa Missa presidida pelo Papa no domingo (28), quando serão instituídos 39 novos catequistas, entre eles dois brasileiros e duas portuguesas. As celebrações estão marcadas para as 10h (5h no horário de Brasília).

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB confirmou a presença de 228 brasileiros no evento. Entre os participantes está o padre Marcos Roberto Fogaça Medeiros, coordenador regional da catequese pelo Regional Sul 4 da CNBB e da Diocese de Joaçaba (SC). Com mais de três décadas dedicadas à catequese, ele destaca a importância da comunhão eclesial:

“É sempre uma graça voltar a Roma, ao coração da Igreja e ao ponto visível de comunhão. Retorno com a esperança renovada, levando de volta aquilo de que nossos catequistas, famílias e comunidades tanto precisam. É um privilégio poder estar aqui e renovar a fé e a comunhão com o Sucessor de Pedro, voltando com a certeza de que é pelo caminho da comunhão, da sinodalidade, da participação e do caminhar juntos que viveremos cada vez mais o Evangelho”, afirmou.

O padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho, assessor nacional da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, lidera uma delegação de 120 pessoas representando grupos de quase todos os estados do país. Para ele, a presença brasileira no jubileu reflete a identidade da Igreja:

“A participação expressiva dos catequistas do Brasil demonstra o que a Igreja realmente é: viver em comunhão. Enche-nos de esperança ver a adesão tanto da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB quanto das inúmeras caravanas organizadas por sacerdotes que aqui estão.”

No sábado (27), a partir do meio-dia (horário local), os catequistas de língua portuguesa se reunirão para celebrar a Eucaristia na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. O encontro reunirá representantes do Brasil, Portugal, Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste.

“Estamos certos de que seremos muitos catequistas falando português”, afirma a irmã Arminda Faustino, responsável pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), que integra a delegação portuguesa composta por 40 responsáveis diocesanos.

O Jubileu dos Catequistas promete ser um marco de comunhão, fé e renovação missionária para todos os que se dedicam ao anúncio da Palavra e à formação cristã nas comunidades ao redor do mundo.

Com foto e informações do Vatican News.