Papa nomeia Monsenhor Evandro Campos Maria como Bispo auxiliar de Belo Horizonte

A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou, nesta quarta-feira (03/12), que o Papa Leão XIV nomeou o Monsenhor Evandro Campos Maria, do Clero da Arquidiocese de Belo Horizonte, como Bispo auxiliar, atendendo ao pedido de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano.

A nomeação foi recebida com alegria pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que enviou uma mensagem oficial de saudação ao novo Bispo auxiliar. Em nota assinada pela presidência, a CNBB expressou gratidão ao Monsenhor Evandro por seu “sim” à Igreja.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o saúda com alegria e gratidão por sua nomeação como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Louvamos a Deus por este chamado e invocamos sobre o senhor a abundância das graças do Espírito Santo, para que seu ministério episcopal seja fecundo e iluminado pela misericórdia do Bom Pastor.”

A mensagem ainda assegura orações e destaca a confiança da presidência da CNBB no novo ministério. “Confiamos sua missão à intercessão materna de Nossa Senhora da Piedade e pedimos que o Senhor o fortaleça na missão de colaborar nesta Arquidiocese no cuidado do povo de Deus.”

A saudação é assinada pelo presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler; pelos vice-presidentes Dom João Justino e Dom Paulo Jackson; e pelo secretário-geral e Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Ricardo Hoepers.

Trajetória do novo Bispo auxiliar

Natural de Belo Horizonte, nascido em 25 de abril de 1974, Monsenhor Evandro Campos Maria reúne ampla formação acadêmica e sólida experiência pastoral.

Formado em Filosofia (1997) e Teologia (2001) pela PUC Minas, também concluiu especialização em Ensino Religioso e, posteriormente, obteve o mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, em 2009.

Professor titular do curso de Teologia da PUC Minas, leciona nas áreas de Teologia Fundamental, Sistemática e Mariologia. Entre 2011 e 2016, coordenou o curso de Teologia da universidade e dirigiu a Escola Diaconal da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Desde 2017, é diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa. Em 2018, assumiu ainda a reitoria e a formação do Seminário Arquidiocesano de Belo Horizonte e do Convivium Emaús, contribuindo diretamente para a preparação de novos sacerdotes.

No campo pastoral, serviu em diversas paróquias da região metropolitana. Iniciou seu ministério em Caeté, nas Paróquias Nossa Senhora do Bom Sucesso e Nossa Senhora de Nazaré, em 2003. Depois, atuou na Paróquia Nossa Senhora do Pilar (Nova Lima), na Paróquia Santíssima Trindade e em comunidades como o Santuário São Judas Tadeu, o Santuário Nossa Senhora da Piedade e a Paróquia São João Bosco.

Com a nomeação, Monsenhor Evandro passa a integrar o episcopado brasileiro, trazendo sua experiência acadêmica e pastoral para auxiliar na condução da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Com foto e informações da CNBB.