Formação arquidiocesana aprofunda o tema “Fraternidade e Moradia”

A Arquidiocese de Brasília realizou, na quinta-feira (19), o Encontro Arquidiocesano de Formação da Campanha da Fraternidade 2026, no Colégio Marista, na 615 Sul, em Brasília.

O encontro reuniu agentes de pastoral, lideranças e fiéis para aprofundar o tema “Fraternidade e Moradia”, à luz do lema bíblico “Habitareis a terra com justiça” (Lv 25,18), propondo reflexão, discernimento e ações concretas para a vivência da Campanha, especialmente durante o tempo da Quaresma.

A abertura da formação foi conduzida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, que destacou a dimensão social da fé cristã e o vínculo inseparável entre conversão e caridade. Em sua reflexão inicial, o Cardeal ressaltou que a Campanha da Fraternidade amplia o olhar dos fiéis para além de uma espiritualidade individual, convocando a Igreja a assumir responsabilidades concretas diante das necessidades do próximo.

“A Campanha da Fraternidade é sempre esse olhar mais abrangente, que mostra para nós que a nossa conversão tem incidência na vida do outro. A fé implica caridade. A moradia digna faz parte da dignidade humana. Ter uma casa para morar faz parte do ser humano. Não é compromisso político, partidário ou aquilo outro. Isso é parte da integridade da dignidade humana. Por isso que a Igreja se empenha, fala desses problemas, reflete e quer dar a sua contribuição no encaminhamento dessas questões que são fundamentais na vida em sociedade”, afirmou Dom Paulo Cezar Costa, ao dar início à programação.

Na sequência, o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, apresentou o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2026. Em sua fala, sublinhou que a Quaresma é um tempo privilegiado para uma conversão autêntica, que se expressa necessariamente na caridade e na fraternidade, sobretudo quando direitos fundamentais, como o da moradia, são negados.

“É muito importante nos localizarmos neste tempo especial e favorável da Quaresma. Não tem como acontecer uma conversão genuína sem que a caridade seja esse ponto de testemunho dessa conversão. A Campanha da Fraternidade vem abordar a moradia como direito humano fundamental e expressão da dignidade da pessoa humana. Toda vez que alguém não tem esse direito, a caridade é ferida. Toda vez que alguém sofre a carência desse direito, a fraternidade é colocada em xeque”, explicou Dom Ricardo Hoepers.

O encontro também contou com a contribuição do secretário de Estado de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, que apresentou um panorama da realidade social do DF, destacando os desafios enfrentados pelas famílias em situação de vulnerabilidade. Ele enfatizou a importância da cooperação entre Igreja, sociedade civil e poder público para a construção de políticas eficazes na área da moradia.

“Com esse tema proposto pela Campanha da Fraternidade, o desafio é o que podemos fazer em parceria entre a boa vontade do governo e a expertise da sociedade para que possamos melhorar os programas sociais. Proponho que apresentemos um plano, com base em todos os dados abordados, ao governo do Distrito Federal, para que tenhamos ações concretas diante de tudo que estamos refletindo nessa noite”, propôs o secretário.

Encerrando as exposições, o vice-coordenador de Pastoral e assessor da Campanha da Fraternidade, Pe. Thaisson da Silva Santarém, reforçou a necessidade de conhecer a realidade social e as políticas públicas existentes, como forma de promover a dignidade humana e combater preconceitos contra as populações mais vulneráveis.

“É importante levantarmos esses dados para conhecermos a realidade em que vivemos para que possamos nos posicionar. No Texto-Base da Campanha da Fraternidade, somos chamados a conhecer a realidade do local em que vivemos, quebrar o preconceito com as pessoas mais vulneráveis e compreender as políticas públicas, para sabermos quais direitos e benefícios o nosso povo mais simples pode acessar. Por isso, precisamos desse entendimento a fim de os ajudarmos”, concluiu o sacerdote.

O Encontro Arquidiocesano de Formação reafirmou o compromisso da Igreja em Brasília com a promoção da justiça social e da dignidade humana, convidando paróquias, comunidades e movimentos a viverem a Campanha da Fraternidade 2026 como um verdadeiro caminho de conversão, fraternidade e ação concreta em favor da moradia digna para todos. Leia na íntegra a carta do Papa Leão XIV sobre a Campanha da Fraternidade 2026 (Clique aqui!).