Projeto Esperança oferece acolhimento e auxílio às pessoas que sofrem com sequelas pós-aborto em Brasília

Iniciativa da Igreja Católica, realizada na Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, na Asa Norte, promove reconciliação, escuta e restauração emocional e espiritual.

Em meio a dores muitas vezes vividas no silêncio e na solidão, o Projeto Esperança tem se consolidado como um importante caminho de acolhimento, cura e reconciliação para mulheres e homens que carregam as sequelas emocionais e espirituais após a interrupção de uma gravidez, seja ela induzida ou espontânea.

Ligado à Igreja Católica e à rede Pró-Vida, o programa é uma iniciativa pastoral colaborativa voltada para o cuidado integral da pessoa humana, oferecendo acompanhamento individualizado e confidencial para aqueles que enfrentam o sofrimento pós-aborto.

Em Brasília, o Projeto Esperança é realizado na Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, localizada na Asa Norte, tornando-se um espaço de escuta, misericórdia e restauração para quem busca reencontrar a paz interior. (Clique aqui para falar com a secretaria da Paróquia!)

Um caminho de cura e reconciliação

Fundado em 1999, em Santiago, o Projeto Esperança nasceu a partir da necessidade de oferecer suporte a pessoas profundamente marcadas pela dor da perda gestacional ou do aborto. Ao longo de 25 anos, a iniciativa se expandiu por diversos países da América Latina, com apoio do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, tornando-se referência em acompanhamento pós-aborto.

A proposta do projeto é ajudar cada pessoa a compreender e enfrentar as marcas deixadas por essa experiência, que muitas vezes se manifestam em forma de tristeza profunda, culpa, insônia, raiva, sensação de vazio e perda de sentido da vida.

Por meio de voluntários capacitados, o Projeto oferece um processo de escuta e acolhimento que conduz à reconciliação consigo mesmo, com Deus, com a família e com a memória do filho não nascido.

Quatro etapas no processo de restauração

O itinerário do Projeto Esperança é estruturado em quatro etapas fundamentais: 1. Reconhecer as consequências do pós-aborto.  O primeiro passo é compreender e nomear as dores e impactos emocionais gerados pela experiência; 2. Liberar a dor emocional. O processo busca ajudar na expressão e elaboração da tristeza, da culpa, da raiva e do luto; 3. Restaurar relações. A reconciliação envolve a própria história, os vínculos familiares, a relação com Deus e com os outros; 4. Restabelecer o vínculo com o bebê não nascido. Esse momento oferece ferramentas de autocuidado e cura interior, permitindo ressignificar essa história.

A força de um símbolo de misericórdia

O Projeto Esperança encontra forte identificação na obra do artista eslovaco Martin Hudácek, cuja escultura tornou-se um símbolo mundial de perdão e cura para mães que sofrem as consequências do aborto.

Na imagem, a figura de um bebê estende a mão sobre a cabeça da mãe em um gesto de ternura, perdão e consolo, uma representação profunda da misericórdia e da restauração.

A obra emociona por traduzir visualmente aquilo que o projeto busca proporcionar: a possibilidade de reconstruir laços consigo mesmo, com o filho, com a família e com Deus.

Memorial pela vida em Brasília

Em Brasília, esse sinal de esperança ganhou um espaço concreto. No dia 9 de junho de 2024, a Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, localizada na Asa Norte, inaugurou uma praça com a escultura em memória dos não nascidos, em uma celebração conduzida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa e pelo Padre Eduardo Peters, Pároco da comunidade e Vigário-geral da Arquidiocese de Brasília.

Na ocasião, Dom Paulo destacou que o memorial é um forte testemunho do amor misericordioso de Deus e um chamado à defesa da vida em todas as suas fases.

O espaço se tornou não apenas um lugar de memória, mas também de oração, acolhimento e reflexão para todos aqueles que desejam encontrar sentido, perdão e cura.

Com sede na EQN 214/215, na Asa Norte, a Paróquia segue como referência na Arquidiocese de Brasília para aqueles que buscam o acompanhamento do Projeto Esperança, reafirmando que, mesmo em meio à dor, sempre é possível recomeçar. (Clique aqui para falar com a secretaria da Paróquia Mãe da Divina Misericórdia!)